Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Artista brinca com a passagem do tempo em exposição em Florianópolis

Com o tema "Dia da Marmota", Luciana Knabben emprega nas telas tecidos, fitas e lantejoulas ao invés de tinta

Redação ND
Florianópolis
Arquivo/ND
Luciana usa técnica levando em conta cores, transparências e texturas

É com tecidos, fitas e lantejoulas sobre suas telas, em vez de tinta, que Luciana Knabben constrói as obras da exposição “Dia da marmota”, que abre quinta-feira (5) na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, e tem visitação até 18 de maio. Pós-graduada em linguagens visuais contemporâneas, a artista emprega os materiais em sua produção com uma técnica que leva em conta as cores, sobreposições, transparências e texturas, como em uma pintura.

“Dia da marmota” reúne obras produzidas entre 2008 e 2011 e sugere no título uma relação com o tempo. O nome faz referência ao filme “Groundhog Day” (“Feitiço do Tempo”), de 1993, no qual um repórter, interpretado por Bill Murray, acorda sempre no mesmo dia e sabe os acontecimentos que vão se suceder, podendo interferir no seu andamento conforme vai se entediando com a mesmice.

 

“Ao deslocar essa ideia para uma exposição, Luciana Knabben traz à tona a sensação movediça que habita a incômoda trajetória de ser artista”, considera a artista e pesquisadora Lucila Vilela. Para ela, o fazer da arte tem uma lentidão incompatível com a velocidade da sociedade, o que leva os artistas a buscas e desejos que lhes dão os motivos para continuar.

 

No trabalho de Knabben, esse tempo cíclico traz à tona novas perspectivas. “Na tarefa de tecer, a artista encontra a suavidade do olhar e a decisão do remate torna-se a mais delicada. Num lapso de desmanche, desfaz urgências e elabora retalhos de fantasias num tempo de Penélope”, observa Vilela.

Luciana Knabben é natural de Blumenau e vivem em Balneário Camboriú. Ela incialmente fez uma graduação em arquitetura pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e depois formou-se em pintura e gravura pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), onde também fez a pós-graduação.

 

Serviço

O quê: Abertura da exposição “Dia da Marmota”, de Luciana Knabben
Quando: 5/4, 19h. Visitação até 18/5, de segunda a sexta das 12h às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel.:3224-8846
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade