Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Apresentações na Grande Florianópolis celebram o Dia da Consciência Negra

A Aliança Francesa e a Prefeitura de São José organizaram eventos em homenagem as raízes africanas

Redação ND
Florianópolis
17/11/2016 às 13H19
Espetáculo Juliana D Passos e a Macumbaria mistura música, dança e exaltação às raízes africanas - Tiago Lautert/Divulgação/ND
Espetáculo Juliana D Passos e a Macumbaria, que ocorre em São José, mistura música, dança e exaltação às raízes africanas - Tiago Lautert/Divulgação/ND



Dia 20 de novembro, próximo domingo, é comemorado o Dia da Consciência Negra, por isso é hora de celebrar as influências que a cultura brasileira tem da África. Nesta sexta-feira, a Aliança Francesa promove na Casa de Noca, na Lagoa da Conceição, uma noite de música com uma Jam session de três jovens cantores. Gloire Ilonde e Marissol Mwaba são naturais da República Democrática do Congo. A paulista Dandara Manoela também subirá ao palco com eles e levará no repertório músicas autorais e de artistas influentes da música afro-latina. Na mesma noite haverá o lançamento do álbum homônimo da banda instrumental Allujaz, uma fusão de ritmos de raiz como o xaxado, baião, alujá, landó e malinké. 

No domingo, em São José, Juliana D Passos e a Macumbaria se apresenta no Centro Multiuso. O espetáculo artístico deles envolve música, dança e exaltação das raízes africanas na cultura brasileira, num show que lembra o melhor estilo de cantoras como Clara Nunes e Rita Benedito. O Macumbaria traz na voz de Juliana D Passos o que há de mais profundo na cultura afro-brasileira em canções que perpassam o sincretismo religioso dos Orixás e do Cristianismo, a musicalidade Gospel Americana, a herança Yorùbá, a astrologia, as crenças e os costumes dos negros  misturados às demais tradições do País. 

O show é inspirado na religiosidade e na cultura afro-brasileira, com elementos do samba, reggae, axé, gospel, maracatu, blues, soul e outros ritmos. O musical conta também com a participação de bailarinos, que vem interpretando os Orixás. 

Serviço

O quê: Juliana D Passos e a Macumbaria
Quando: 20/11, 19h
Onde: Centro Multiuso de São José, avenida Beira-mar
Quanto:

O quê: Le Rendez-vous da Aliança Francesa
Quando: 18/11, 22h
Onde: Casa de Noca, avenida das Rendeiras,1.176, Lagoa da Conceição, Florianópolis
Quanto: gratuito mediante inscrição pela Aliança Francesa

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade