Publicidade
Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 19º C

Apresentação na Udesc conta a história de Odisseu com teatro de sombras

Grupo da Udesc atualiza o mito grego criado por Homero.

Pedro Santos
Florianópolis
Divulgação
A peça narra a volta para casa do heroi Odisseu depois da Guerra de Troia

 

A célebre obra do escritor grego Homero, que já inspirou centenas de obras no Cinema, no Teatro e na Literatura, recebe uma roupagem nova nas mãos dos alunos do Ceart (Centro de Artes) da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Na peça “Odisséia”, que será apresentada hoje à noite na Udesc, a história é contada a partir do teatro de sombras.

O enredo deste que é um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga, gira em torno da volta para casa do guerreiro Odisseu, também conhecido como Ulisses pela mitologia romana. O poema narra a jornada do heroi depois de vencer a Guerra de Tróia e o regresso à cidade de Ítaca.

Na montagem teatral, os eventos ocorridos com Odisseu são apresentados em ordem cronológica e a narrativa da peça é conduzida por um coro de mulheres que relatam as aventuras do guerreiro.

“A narrativa empolga pelo heroísmo com o qual o homem é capaz de vencer todos os infortúnios. É uma temática sempre atual: navegar em um mar de desconhecimento e dificuldades com a coragem para perseguir um ideal”, explica o diretor do espetáculo, Paulo Balardim.

Já a aposta pela linguagem de formas animadas na narrativa se deu principalmente pelo aspecto onírico produzido pelas sombras. “É uma linguagem lúdica que permite desenvolver o ambiente fantástico da história”, observa a produtora e atriz Fabiana Lazzari.

Na quarta-feira, o grupo apresenta o espetáculo em Jaraguá do Sul, onde também participa de um seminário sobre formas animadas, no teatro da Scar (Sociedade Cultural Artística).

Com o poder das luzes e das sombras, o grupo da Udesc atualiza o mito grego criado por Homero naquilo que as histórias têm de mais poderosas: a arte de reviver temas universais.

Serviço

O quê: Espetáculo “Odisséia
Quando: 4/10, 11/10, 18/10, 25/10, 1/11, 19h
Onde: Espaço 2 Ceart/Udesc, av. Madre Benvenuta, 2.007, Santa Mônica, Florianópolis, tel.: 3321-8350
Quanto: gratuito (serão distribuídas senhas 30 minutos antes do espetáculo)
Saiba mais: www.odisseia-montagem2011.blogspot.com

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade