Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Aliança Francesa promove mercado de Natal nesta sexta-feira e sábado

Evento terá à venda obras de arte, objetos de decoração, bordados, gastronomia francesa e enfeites de Natal feitos à mão

Carolina Moura
Florianópolis
Divulgação
O artista Marcelus Ribas, que faz obras inspiradas em Frida Kahlo, é um dos expositores

 

A Aliança Francesa abre nesta sexta-feira (30) as suas portas para uma atividade diferente. Inspirada nas feiras de natal da Europa, Laura Defournier, mulher do diretor da instituição, Fernand Defouriner, idealizou o Marché de Noël des Createurs, com artesãos e artistas da cidade. A feirinha, que será realizada na própria Aliança sexta e sábado, terá obras de arte, bordados, gastronomia francesa e enfeites de Natal feitos à mão.

Os mercados de Natal são uma atração turística nas cidades onde acontecem. Na Europa, onde a tradição desse tipo de evento é mais forte, há mercados natalinos que existem há quase cinco séculos. “A nossa ideia é tentar lembrar essa filosofia, essa tradição do Marché de Noël na Europa e na França, em particular”, conta Fernand, fazendo a ressalva de que em vez do frio e da neve teremos o calor do verão brasileiro.

No total serão oito artesãos e artistas expondo na feira. Juliana Karl expõe jóias de sua fabricação, Laura Defournier quadros e outros objetos de arte, e Marcelus Ribas apresenta suas obras inspiradas na artista Frida Kahlo. Além dos objetos de decoração e artigos que podem ser comprados para presentear, haverá produtos artesanais do padeiro francês Fred Mougel, temáticos de Natal, e geléias caseiras de Angela Martin, que as fazia quando morava na França.

“É uma maneira de intercambiar culturas, um momento descontraído”, diz Fernand. Decorada para o Natal, a Aliança Francesa também vai oferecer um presente aos visitantes: será sorteada uma bolsa de estudos integral na instituição, para estudar francês por um ano com material didático incluso — no valor de cerca de R$ 3 mil reais. Também serão sorteados alguns livros franceses. Os visitantes poderão deixar seu nome para participar do sorteio, que acontece no sábado à tarde.

Serviço

O quê: Marché de Noël des Createurs

Quando: Sexta, das 14h às 20h, e sábado, das 10h às 18h

Onde: Aliança Francesa, rua Visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis, tel. 3222-8925

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade