Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Advogada com incursão nas letras lança primeira obra que mescla romance e contos

Cris Vazquez escreveu “O abismo entre nós”, que fala de uma relação de sapiossexualidade entre dois escritores

Karin Barros
Florianópolis
31/12/2017 às 15H23

Cris Vazquez, 45, gaúcha radicada em Florianópolis há 20 anos, lançou recentemente seu primeiro livro autoral, que mistura contos e romance. O primeiro é a vertente que melhor domina, e a qual dedicou parte dos seus estudos, porém, a outra chegou para dar uma nova roupagem, trazendo mais coesão à primeira obra.  

Cris Vazquez foi finalista do  Prêmio Sesc  com “O abismo entre nós”, que ganhou nova roupagem para a publicação - Daniel Queiroz/ND
Cris Vazquez foi finalista do Prêmio Sesc com “O abismo entre nós”, que ganhou nova roupagem para a publicação - Daniel Queiroz/ND



Em “O abismo entre nós”, Cris conta a história de um escritor improdutivo chamado Horácio Calvino, que encontra a aspirante a escritora Florence Lugon, e lhe propõe uma troca de contos como estímulo para a escrita. No entanto, a relação se torna afetiva para ela, algo que ele reluta durante 20 anos, trazendo à tona a interrelação entre vida, ficção e autoficção. A autora busca brincar no livro com a sapiossexualidade, que é quando o interesse amoroso nasce da admiração intelectual e profissional pelo outro. A obra, que se passa em diversos pontos de Florianópolis, como o Mercado Público e a praia do Campeche, é estruturada via narrativa, correspondência, contos e diários dos protagonistas.

Cris é advogada pública da Fazenda, porém, a literatura está presente em sua vida desde criança, inclusive foi uma de suas dúvidas quando prestou vestibular. Ela começou a cursar letras junto ao direito, mas não chegou a finalizar. Já em Florianópolis, e com o desejo guardado de retornar às letras, ela fez mestrado em literatura pela UFSC em 2000. Para estimular a escrita, criou um blog em 2013 e participou de seu primeiro festival de contos no ano seguinte.

Por meio do evento, descobriu que o melhor caminho para um aspirante a escritor era participar de uma oficina literária. Em 2015, ela participou em Porto Alegre (RS), da oficina do professor Luiz Antônio de Assis Brasil. “Durante esse tempo eu já vinha amadurecendo uma ideia de livro e direcionava os exercícios da oficina para a obra”, explica.

No ano seguinte, Cris foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura com “O abismo entre nós”, mas o livro era voltado apenas ao conto. Depois disso, a autora buscou dar uma roupagem de romance ao trabalho. “Ao acabar de escrever, eu vi que não era só uma história de contos e fiquei com vontade de mudar um pouco, retrabalhando o livro e deixando os contos mais conectados com a própria historia dos escritores”, acrescenta.

Essa é a primeira obra solo, porém, a advogada tem outros dois trabalhos com o grupo de 18 contistas que formou no Estado vizinho. “Ainda me sinto mais contista que romancista, porque o conto você escreve um pouco mais rápido sobre muitas ideias; o romance é uma ideia e você tem que mergulhar nela, acordar pensando nela”, diz Cris. O próximo livro da escritora será com o coletivo Dessas Ai, formado por 12 mulheres, e será lançado em meados de 2018. 

O abismo entre nós

AUTORA: Cris Vazquez.

Editora: Moinhos. 200 págs.

QUANTO: R$ 38

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade