Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

A partir de sexta-feira o caderno Plural, do ND, abre mais espaço para o tema gastronomia

Coluna Cozinha de Estar, de Luciane Daux, será ampliada e acontecerá a estreia da coluna Pão & Vinho, assinada por João Lombardo

Marciano Diogo
Florianópolis

Se cozinhar é uma arte, gastronomia é cultura. É diante de tal verdade que o Plural dá ainda mais espaço para a gastronomia a partir desta semana, com a nova coluna semanal Pão & Vinho, assinada por João Lombardo, e a ampliação e renovação da coluna Cozinha de Estar, por Luciane Daux. Todas as sextas-feiras, a dupla ocupará a página central do caderno de cultura e variedades do Notícias do Dia, trazendo receitas exclusivas, notícias sobre eventos, restaurantes e bares badalados, e novidades sobre os chefs e opções gastronômicas em Florianópolis e Santa Catarina.

Daniel Queiroz/ND
Luciane Daux trará receitas práticas e saborosas que também serão apresentadas em vídeos no ND Online

 

 

A partir desta semana, a capa do caderno de sexta-feira também terá como tema a gastronomia em matérias que irão explorar a culinária sazonal do Estado e da cidade, abordarão as tendências e os movimentos gastronômicos a partir de restaurantes, bares, cafeterias e outros espaços dedicados ao comer bem. Nesse conteúdo, também terão entrevistas com chefs, baristas, enólogos, sommeliers e especialistas para trazer informações sobre o rico universo da culinária. A nova Cozinha de Estar também será multimídia: em vídeo, Lu Daux dará dicas e receitas práticas e saborosas, que serão compartilhadas pelo ND Online.

Há nove anos colunista do Plural, Luciane Daux, 51, é formada em administração pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e pós-graduada em Marketing pela Esag (Escola Superior de Administração e Gerência). Com mãe e avó cozinheiras, a administradora afirma que aprendeu já quando pequena que comida é alimento do corpo e da alma. “Eu gosto mesmo é de comer. Sou uma cozinheira curiosa e gulosa”, brinca a colunista, que ressalta que a prática de cozinhar fomenta as relações humanas em torno de algo prazeroso: “antes era um ato de sobrevivência, hoje é um ato social”, afirma.

Assista à apresentação de Luciane Daux

Lu Daux conta que abraçou a gastronomia como profissão há 20 anos, quando já se destacava pelos talentos na cozinha. A colunista apresentou durante anos programas de culinária em canais de televisão de Santa Catarina e hoje cozinha em eventos especiais, ministra aulas para grupos fechados, faz food styling – produção de fotos de comidas – e presta consultoria para empresas como a TBS – anteriormente já fez consultoria para Macedo e Tyson.

De origem libanesa, ela conta que foi criada na cultura da valorizar a alimentação farta. “Na minha família tudo se resolvia na mesa”, afirma a cozinheira, que apesar da origem, prefere a cozinha italiana. “Vou anualmente à Itália, sempre busco cursos de gastronomia lá. A simplicidade da comida italiana encanta o paladar do mundo. E é tudo questão de paladar”. Com o espaço ampliado da coluna, ela irá compartilhar novos conhecimentos com mais pessoas. “Teremos mais interatividade. Vai ser muito saboroso”, conclui.

 

Todos os prazeres do vinho

A nova coluna do Plural, Pão & Vinho, será focada nos prazeres da enogastronomia, na arte de combinar vinho e comida – que pode ser feita por contraste ou similaridade entre o alimento e a bebida. Assinada pelo sommelier João Lombardo, 56, que já apresenta um programa do TV há dez anos no Canal 20 sobre a mesma temática, a coluna trará dicas de boas compras de vinhos, serviços prestados em restaurantes, informações e histórias de vinhos, além de novidades sobre a atividade em Santa Catarina.

Flávio Tin/ND
João Lombardo trará dicas para harmonizar a bebida com a comida

 

 

“Temos um polo forte do vinho em nosso Estado, então sempre daremos um enfoque especial para o vinho catarinense. Vamos trazer boas dicas de bases de harmonização da bebida com a comida, além de locais em Santa Catarina onde tomar um bom vinho”, adianta João Lombardo, que é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e já atuou como editor em veículos de comunicação como os jornais “Gazeta Mercantil” e “O Globo” e a revista “Veja”.

Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers em Santa Catarina e formado pela AIS (Associação Italiana de Sommeliers), João Lombardo conta que também vai anualmente à Itália e outros países da Europa em busca de bons vinhos. “Um sommelier avalia e analisa as condições do vinho. Mas não existe isso de melhor vinho do mundo: o melhor vinho do mundo é aquele que você gosta”, conclui o novo colunista do Plural.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade