Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

"A Farsa do Advogado Pathelin" tem apresentação única no projeto TAC 7:30

Espetáculo conta a história de um advogado que desafia a ética para manter as aparências

Carolina Moura
Florianópolis
Divulgação
Elenco da peça continua o mesmo há 16 anos e já viajou por diversas cidades catarinenses

 

Depois de viajar por cinco cidades catarinenses em outubro do ano passado, a peça “A Farsa do Advogado Pathelin”, do Teatro Sim, Por Que Não?!!!, tem apresentação esta terça (26) em Florianópolis, no projeto TAC 7:30. O espetáculo, baseado em um texto escrito em 1460 por um autor desconhecido, conta a história de um advogado falido que, para manter as aparências, precisa substituir suas roupas desgastadas. Para isso aplica um golpe em um comerciante local, a quem tenta enganar quando ele vem lhe cobrar pelos tecidos.

No ano passado, as cidades visitadas marcaram o início do projeto “Pathelin de A a Z”, no qual o grupo pretende visitar 24 cidades do Estado com menos de 3 mil habitantes – uma para cada letra do alfabeto, incluindo o “W”. Na cidade de Descanso, no Oeste catarinense, o grupo reuniu um público de 800 pessoas, seu recorde. Segundo o diretor da peça, Júlio Maurício, “A Farsa do Advogado Pathelin” foi escolhida porque é uma peça bastante popular e engraçada, acessível a quem não é habituado com o teatro, inclusive crianças a partir de sete anos. Antes dessas apresentações, que devem continuar este ano, o grupo explica que a peça foi escrita antes do descobrimento do Brasil, e já naquela época retratava assuntos ainda atuais, como a crítica à justiça, à igreja e a necessidade de ostentação.

O público com mais conhecimento nas artes cênicas chega a essas camadas mais profundas do texto. “Não é só uma comédia, é uma comédia com um subtexto que suscita uma discussão sobre justiça e ética. É um trabalho muito crítico”, diz ele. O espetáculo, contemplado por um edital estadual em 1995, completa 17 anos em 2013. Há 16 anos mantém o mesmo elenco, com Nazareno Pereira como o advogado, acompanhado por Berna Santanna, Leon de Paula, Claudir Silva e Ismar Medeiros.

Serviço

O quê: “A Farsa do Advogado Pathelin”, do Teatro Sim, Por Que Não?!!!, no TAC 7:30

Quando: 26/2, 19h30

Onde: TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel. 3028-8070

Quanto: R$ 10 (R$ 5 meia)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade