Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

3° Bq(en)cena traz a Florianópolis espetáculo visto pelo olhar da criança

"Por que nem todos os dias são dias de sol?" da Artesanal Cia. de Teatro (RJ), mostra quatro contos usando técnicas teatrais diferentes

Ian Sell
Florianópolis
22/03/2018 às 10H48

Você já parou para pensar em como uma criança enxerga o mundo? As situações de alegria, encanto, perigo, medo, ou até mesmo histórias simples, que habitam o imaginário dos pequenos, e por que não dos adultos? O 3° BQ(en)cena traz a Florianópolis, nesta sexta e sábado, o espetáculo “Por que nem todos os dias são dias de sol?”, da Artesanal Cia. De Teatro (RJ). Com direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves, a peça apresenta quatro contos distintos, com diferentes linguagens abordadas pelo ponto de vista da criança. “São usadas histórias bem simples, de forma que se comuniquem bem com a criança e também com os pais, pois acabam sendo obras nostálgicas”, conta o diretor Henrique Gonçalves.

Projeto trabalha com quatro tipos de interpretações diferentes - Divulgação/ND
Projeto trabalha com quatro tipos de interpretações teatrais - Jackeline Nigri/Divulgação/ND


Para o projeto da peça, durante dois meses a companhia realizou um trabalho de pesquisa com cerca de 30 crianças, que foram instigadas a formular opiniões sobre: O que é o amor? O que é a liberdade? O que é a vida? O que é o medo? O que é ser adulto? Como as mulheres ficam grávidas? “A pesquisa foi feita com base neste olhar ‘de baixo para cima’, o olhar que a criança tem da vida, que tudo é muito grande, que a realidade e a fantasia se misturam, as fronteiras são muito tênues”, explica Gonçalves.

O primeiro conto usa técnica de boneco siamês – onde o ator veste parte do corpo do boneco, sendo metade do corpo de cada um -, nele é contada a história de um menino que tem medo de uma velha senhora que todos os dias fica no banco de uma praça. O segundo, feito com manipulação de objetos, fala de uma menina que tenta ajudar seu vizinho a soltar uma pipa que ficou presa nos galhos de uma árvore. O terceiro, com o uso de máscaras, traz um homem que conversa com objetos em seu escritório após seu filho ter lhe dito que prefere continuar criança para sempre. 

O quarto, através de vídeos, mostra uma menina que engole uma semente de laranja, achando que dessa forma um bebê irá crescer dentro de sua barriga. Com 23 anos de atividade no cenário da produção teatral carioca, a Artesanal Cia. de Teatro é referência nacional em espetáculos para o público infantil e jovem.

O espetáculo trabalha com músicas, cores e sons - Jackeline Nigri/Divulgação/ND
O espetáculo trabalha com músicas, cores e sons - Jackeline Nigri/Divulgação/ND

Serviço:

O quê: 3° BQ(en)cena, peça “Porque nem todos os dias são dias de sol?”

Quando: 23/3 e 24/3, 20h

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis

Quanto: R$ 20, R$ 10 (meia)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade