Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis inicia nesta sexta-feira com filmes catarinenses

Evento que se estende durante dez dias traz para a Capital mais de 60 produções audiovisuais, entre elas seis longas-metragens

Marciano Diogo
Florianópolis
Divulgação/ND
Curta-metragem "Nham Nham - A Criatura", da produtora florianopolitana Novelo Filmes, estreia nesta sexta-feira na abertura da 14ª Mostra de Cinema Infantil

 

A partir de hoje a sétima arte se reserva às crianças na Capital. Os pequenos ganham espaço no auditório do Teatro Governador Pedro Ivo e em diferentes pontos da cidade com o início da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos maiores eventos de projeção e debate de obras cinematográficas direcionadas ao público infantojuvenil do Brasil. Durante os próximos dez dias será possível assistir a produções audiovisuais que raramente chegam ao circuito comercial e também discutir com diretores e produtores sobre os filmes que emocionam e promovem a formação de público no país. Serão mais de 60 obras exibidas, entre elas curtas e longas-metragens internacionais. Ao todo, seis longas serão exibidos durante o decorrer dos dias do evento.

A abertura da mostra acontece na tarde de hoje com sessões de filmes que contemplam o cinema catarinense – cinco curtas-metragens rodados no Estado estreiam oficialmente: a animação “M.M.M. – A Montanha do Meio do Mundo”, de Olga Nevevê e Marlon Toledo, “Nuvem”, de Vanessa Sandre, “Bravura” de Giovanni Girardi e Flavio Tavares, “Super Plunf”, de Camila Kauling e Henrique Oliveira, e “Nham Nham – A Criatura”, de Lucas de Barros.  “Isso evidencia que a produção catarinense para este público está muito forte, tanto na qualidade técnica quanto na questão de conteúdo. Santa Catarina foi um dos Estados que mais teve inscrições para a mostra, nossa produção cresceu muito. E produzir cinema para criança não é fácil, requer códigos diferentes e uma linguagem específica. A criança é um público franco, imediatista e exigente”, afirma a organizadora Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Além das sessões de curtas nacionais e estrangeiros, ainda neste fim de semana também ocorre a exibição gratuita dos longas “As Aventuras do Avião Vermelho”, inspirado na obra literária de Érico Veríssimo, que contará com a presença dos diretores Frederico Pinto e José Maia; o também brasileiro “O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton; e a animação francesa “Kiriku, os Homens e as Mulheres”, de Michel Ocelot.

Nos fins de tarde deste fim de semana também acontecem apresentações musicais no “Palquinho da Mostra”, no hall de entrada do teatro Pedro Ivo: no sábado ocorre o lançamento do show “Um Ninho de Mafagafos” e sessão de autógrafos do livro “Um Príncipe Triste”, e no domingo o show “Heitor Villa-Lobos e Outros Barulhinhos”.

A 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis segue promovendo a diversidade cultural e a formação de público até o dia 14 de junho. Além da exibição de cinema no Teatro Pedro Ivo, as sessões para a infância e a juventude também são oferecidas por escolas, centros comunitários e associações de bairro em Florianópolis, e também estão percorrendo mais de 100 cidades catarinenses com o Circuito Estadual de Cinema Infantil.

Programação para jovens e adultos

Além da exibição de filmes e apresentações musicais, a 14ª Mostra de Cinema de Florianópolis proporciona oficinas criativas para as crianças: “Games” ensina como é a criação de jogos eletrônicos;, “Minuto Lumière” promove a alfabetização audiovisual; e “Produção Audiovisual para Crianças” mostra o passo a passo da realização de um filme para os pequenos. As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio do site da mostra.

E como os pequenos não comparecem sozinhos à Mostra de Cinema Infantil, o evento também oferece uma programação especial para jovens e adultos, com sessões e debates. Entre as discussões está o 14ª Encontro Nacional do Cinema Infantil, que acontece neste sábado e terá como tema o “Cinema Brasileiro nas Escolas”; e na próxima semana ocorrem o bate-papo “Imagem e Som – Produção de Animação” e o fórum “Cinema e Educação”. No próximo domingo e terça-feira os adolescentes podem assistir filmes produzidos especialmente para eles, na “Sessão Jovem de Curtas Nacionais”.

O quê: 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando:
5/6, 16h (abertura) até 14/6
Onde:
mostras no Teatro Governador Pedro Ivo,rod. SC - 401, Km 5, 4.600, Saco Grande, Florianópolis, tel. 3665-1630.
Quanto:
diferentes valores

OFICINAS:

“Games (criação para jogos)”, 6/6, 9h30, Senai CTAI, rod. SC – 401, 3730, Saco Grande, Florianópolis, sala G11/12

“Minuto Lumière”, 7/6, 9h, Teatro Governador Pedro Ivo

“Produção Audiovisual para Crianças”, 13/7, 9h, Teatro Governador Pedro Ivo

Confira a programação completa da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis através do site http://www.mostradecinemainfantil.com.br/

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade