Publicidade
Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

O turismo com venda

Marco Aurélio Abreu

Florianópolis - 06/12/2018 13:12

 O governo novo aposta no novo e está no seu di­reito. Particularizando, o PIB mundial é da ordem de R$ 305 trilhões, sendo que a In­dústria do Turismo movimenta 10,5% do PIB planetário, para 7,2 bilhões de humanos (Bra­sil corresponde a 9,9% do seu PIB; Santa Catarina é de 11,7% do seu PIB; e Florianópolis é de 13% do seu PIB). Há que se distinguir. Avançando mais, o mercado de trabalho é de grande relevân­cia para a economia mundial, sendo o tu­rismo responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo. Em Out/18, o Brasil registrou um déficit de 12,4 milhões de desempregados, todavia, criou 57.733 postos de trabalho (SC gerou 9.743 empregos e Floria­nópolis ganhou 379 empregos).

Construído o cenário e com a nomeação do novo inistro, o governo novo aposta no diferente - um Ben-Hur com venda no olho...!? Aliás, recen­temente, no maior festival de danças tradicionais gaúchas, o grupo DTG Tropeiros do Ouro Negro resolveu fazer di­ferente. Os dançarinos entra­ram no mundo da Sanfonei­ra Natália (16 anos), dona de um vozeirão, com deficiência visual e se apresentaram de olhos vendados, dando exem­plo de superação.

Guardadas todas as pro­porções e cientes de que o tempo é o preço, a recomen­dação que se faz ao novo mi­nistro é a de que, igualmen­te, possa percorrer o Brasil, a partir de Brasília, em duas direções: Norte/Nordeste, de frente e vendado; e Sul/Sudes­te, de costa e vendado.

Feito esta faceta, dirá que o Brasil tem tudo para ser potência alta, sólida e modernizada, bem desenhada pelo saudoso profes­sor Alcides Abreu/década de 60: “PIB que não se cria é pobreza que se amplia”. Se girarmos o PIB em 7% ao ano, em 10 anos, ele dupli­ca e em 20 anos ele quadruplica. Efetivamente, o complexo hu­mano é composto de Aura, Pe­ríspirito, Duplo Etérico, Corpo Físico e Espírito. Atentar para que não se fure a camada do Períspirito nas andanças pelo Brasil com intuito de não adoe­cer, é a saga para realização da tarefa. Todos por um Brasil que respeite o “homem e a mulher” acima da ciência.

Marco Aurélio Abreu
Marco Aurélio Abreu

Engenheiro Civil

Publicidade
Publicidade

Envie a sua opinião ou sugestão de reportagem