Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Eleições com planejamento

Jairo Ângelo Grisa

Florianópolis - 28/08/2018 08:08

A percepção sobre a legitimidade do resultado de uma eleição depende em grande parte da confiança depositada na instituição que a organiza, e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Santa Catarina acredita que o princípio da ação planejada é fundamental para continuar a manter e ampliar essa credibilidade.

Em uma eleição marcada por questões trazidas pelo momento político do país, as dimensões e a complexidade de atender com segurança aos mais de cinco milhões de eleitores catarinenses em quase 4 mil locais de votação exigem que o TER-SC adote modernas técnicas de planejamento. As eleições de 2018 no Estado correspondem a um projeto com 23 mil atividades mapeadas, cuja execução é acompanhada ao longo de um período de 16 meses.

O projeto tem seu ápice no dia da votação, mas inclui todas as contratações, capacitações, sistemas, suporte, equipes e outros aspectos necessários à realização das fases de uma eleição. Operações de evidente magnitude – como a logística que distribui todas as urnas na véspera da votação – ficam lado a lado com detalhes discretos, mas igualmente necessários, como as providências para a alimentação dos mesários, por exemplo.

Executado em todos os municípios catarinenses, o Projeto Eleições é desenvolvido em conjunto por todas as áreas da Justiça Eleitoral em Santa Catarina. Seu continuado sucesso tem por base a adoção das melhores práticas internacionais definidas pelo Project Management Institute, a valorização dos conhecimentos, experiência e engajamento das pessoas envolvidas no seu planejamento e execução em todo o Estado, e a presença de uma série de profissionais capacitados e especialistas em Gerenciamento de Projetos.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina é referência nacional quanto à eficiência e segurança das atividades eleitorais, e sua abordagem quanto ao gerenciamento de projetos é um dos diferenciais que contribuem para justificar a confiança que conquistou e que continuará a merecer.

Jairo Ângelo Grisa
Jairo Ângelo Grisa

Chefe de imprensa do TRE-SC

Publicidade

Envie a sua opinião ou sugestão de reportagem