Publicidade
Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 17º C

Desafios da advocacia

Paula Farias

Florianópolis - 11/08/2017 09:08

Hoje é comemorado o Dia do Advogado, importante profissional que tem como função representar a sociedade e ser operador do direito e da justiça. Em meio a uma sociedade cada vez mais burocrática, nasce o profissional advogado para decifrar e representar seu cliente diante de terceiros. O trabalho de quem representa o cidadão na busca dos direitos - e de valores como a liberdade, a honra, o patrimônio e até mesmo a própria vida - constitui-se em um dos pilares da democracia. Apesar da modernização do poder judiciário, ainda existem muitos entraves no caminho até a efetivação da justiça, por isso o exercício da advocacia é fundamental para a construção de uma nação mais justa. 

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu em seu artigo 133 que “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”, reconhecendo o seu exercício como fundamental para a prestação jurisdicional. Apesar de ser lembrada apenas na esfera judicial, a figura do advogado tem importante papel na área extrajudicial, na resolução de conflitos por meio de acordos e consultorias. Por isso, é de extrema importância que a sociedade perceba que o advogado pode evitar a ação judicial, e que sua contratação se torna mais válida antes do problema acontecer. É prerrogativa da profissão zelar pelos direitos do cidadão e pelos interesses da sociedade. Por essa razão, os advogados atuam nas mais diversas causas, como na saúde pública, em defesa dos consumidores, no direito imobiliário, na busca de soluções para o caos do sistema penitenciário, entre tantas outras.

Mesmo em meio a uma avalanche de notícias ruins e que fazem a sociedade, muitas vezes, desacreditar do poder judiciário, é obrigação do advogado promover a busca incessante pela justiça e pelo bem-estar social. Essa é nossa visão como profissionais e operadores do direito. Não devemos ficar contentes com o problema chegando até nós. Felicitamos-nos, ao contrário, em trazer tranquilidade ao cliente e a garantia de que no futuro não haverá incertezas. A atuação do advogado deve se pautar sempre por valores como ética, comprometimento, respeito e responsabilidade. Além disso, a dedicação aos processos é recompensada pela alegria de ver a justiça sendo restabelecida. Parabéns a todos os advogados!

Paula Farias
Paula Farias

Advogada especialista em direito imobiliário

Publicidade

Envie a sua opinião ou sugestão de reportagem