Publicidade
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Voto por município: confira como cada cidade votou para o governo em Santa Catarina

Enquanto Gelson Merisio teve uma votação mais equilibrada entre as cidades, Comandante Moisés teve melhor desempenho no litoral

Felipe Alves
Florianópolis
09/10/2018 às 08H38

Os votos para os candidatos ao governo de Santa Catarina foram mais pulverizados do que os para a presidência da República no Estado. Gelson Merisio (PSD), que ficou em primeiro lugar no primeiro turno com 31,1% dos votos, foi escolhido por mais de 50% do eleitorado em cinco cidades, enquanto que o Comandante Moisés (PSL), que teve 29,7% dos votos, faturou mais de 50% apenas em Tubarão, no Sul do Estado, sua base eleitoral. Em Florianópolis, Moisés foi o escolhido de 30,3% do eleitorado e Merisio ficou com 24,4%. Em Joinville, maior colégio eleitoral catarinense, Moisés obteve 39,1% dos votos contra 26,6% de Merisio.

O mapa de votação de Santa Catarina mostra que Gelson Merisio teve uma votação mais estadualizada, com a proporção de votos mais distribuídos entre os municípios catarinenses, com destaques para as regiões Sul e Centro-Oeste do Estado. Comandante Moisés obteve mais votos na região litorânea, desde o Sul, Grande Florianópolis até o Norte catarinense, e obteve baixa votação na região Centro-Oeste, base eleitoral de Merisio.

A diferença entre Merisio e Moisés foi de 50 mil votos no primeiro turno. Número pequeno se comparado ao total de votos que ainda estão em jogo. Dos 3,6 milhões de votos válidos catarinenses no primeiro turno, ainda há 1,4 milhão em disputa (principalmente dos que votaram em Mauro Mariani e Décio Lima).

De olho no segundo turno, Merisio e Moisés terão que captar boa parte do eleitorado de Mariani, que ficou em terceiro lugar, e de Décio, quarto colocado. O emedebista, por exemplo, teve melhor votação na região Norte catarinense, e foi mais expressivo nos municípios de Major Vieira (67%), Bela Vista do Toldo (57%), Irineópolis (54%) e Porto União (51%). Já o petista conquistou mais votos em cidades do oeste catarinense e teve votações expressivas nos municípios Coronel Martins (53%), Saltinho (52%) e Calmon (51%).

Voto por município para o governo de Santa Catarina, eleições 2018 - Rogério Moreira Jr/ND
Voto por município para o governo de Santa Catarina, eleições 2018 - Rogério Moreira Jr/ND



Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade