Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Visitar São Francisco do Sul é mergulhar na história

Município abriga a mais antiga povoação catarinense e fascina os visitantes

Redação ND

Florianópolis é destino mundialmente famoso e celebrado cartão-postal do nosso Estado. No entanto é outra ilha, a de São Francisco do Sul, no litoral Norte, que abriga a mais antiga povoação catarinense.

Divulgação/Santur/ND
Baía da Babitonga, paraíso náutico e um dos principais cartões-postais de São Francisco do Sul, dá acesso aos 13 balneários do município e a diversas ilhas, onde a natureza é soberana

Fundada por franceses em 1504, guarda invejável patrimônio histórico e um jeito próprio que fascina os visitantes. Com rico casario colonial, é terra de pescadores e marinheiros. A baía da Babitonga é um paraíso náutico através do qual chega-se aos 13 balneários do município e a inúmeras ilhas onde a natureza impera soberana.

As praias da baía – voltadas para o continente – têm mar calmo, águas rasas e muitos peixes. As de frente para o Atlântico variam entre praias de mar forte e de mar calmo. Em comum, a água com temperatura agradável.

A 45 km de Joinville, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Seu charme, além das praias, está no Centro Histórico, no casario que emoldura as estreitas ruas calçadas com pedras, que resistem ao tempo. As construções em estilo açoriano guardam sob suas paredes incontáveis histórias. Outras, já restauradas, abrigam museus, teatro, restaurantes e casas comerciais. São 150 construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Em 1905, a cidade teve um grande impulso econômico com a construção do ramal ferroviário São Francisco/Porto União, ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A rede ferroviária até hoje é de fundamental importância para a região. O porto de São Francisco é o melhor porto natural do Brasil e de localização estratégica no Sul, principal gerador de economia para o município, ao lado do turismo que cresce e se aperfeiçoa.

 

 

 

Igreja Matriz, museus, forte Marechal Luz ...

 

 

 

Uma atração turística de destaque é a igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, que teve sua construção iniciada em 1699 com mão de obra escrava e argamassa feita com uma mistura de cal, conchas, areia e óleo de baleia, levando 150 anos para ser concluída. A história da cidade pode ser relembrada no Museu Histórico de São Francisco do Sul, instalado num prédio do século 19 que outrora abrigava a Câmara e a Cadeia Pública. Seu acervo é composto de peças e objetos da marinha, móveis e utensílios domésticos, equipamentos industriais, ferroviários e de uso pessoal.

Vale visitar ainda o forte Marechal Luz, construído a partir de 1909. Conserva até hoje os canhões originais, o mirante e quase toda estrutura da época.

O Museu Nacional do Mar, instalado nos antigos armazéns da firma Hoepke, no Centro Histórico, foi inaugurado em 1992 e tem acervo composto por instrumentos de trabalho e orientação naval, documentos textuais, iconográficos e cartográficos, réplicas de embarcações, além de variada coleção de embarcações de diversas regiões da costa brasileira. Um dos destaques é o barco IAT, utilizado pelo navegador Amir Klink na sua histórica travessia do Atlântico.

 

Serviço

Distância de Florianópolis: 188 km

 

Site:www.saofranciscodosul.sc.gov.br 

E-mail: turismo@saofranciscodosul.sc.gov.br

Telefone: (47) 3444-5257

 

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade