Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Vigilância Sanitária de Florianópolis alerta sobre esterilização de materiais em salões de beleza

Utilização de autoclave é obrigatória para manter a saúde dos clientes

Redação ND
Florianópolis

A Vigilância Sanitária de Florianópolis lançou um alerta a proprietários e clientes de salões de beleza, barbearias e centros estéticos em geral sobre a utilização da autoclave para a esterilização de materiais cortantes, como alicates, tesouras e navalhas. A medida evita a transmissão de doenças que vão da hepatite ao vírus do HIV.

O alerta serve para lembrar funcionários dos estabelecimentos a fazer o correto uso da autoclave, além da tomada de outras medidas preventivas, como a utilização de material descartável em diversos procedimentos. Clientes também podem se prevenir perguntando sobre os métodos usados nos estabelecimentos que frequentam e levando o próprio material de casa, como tesouras e alicates. O órgão também disponibiliza o telefone (48) 3251-6400 para denúncias de locais que não cumpram as normas.

Entre 2013 e 2014, a Vigilância Sanitária realizou ações educativas nos estabelecimentos da capital para o uso da autoclave, que realiza a esterilização através de calor úmido. Desde 2013, as antigas estufas já não são mais permitidas para o procedimento. A partir do segundo semestre de 2014, estabelecimentos que ainda não haviam se adequado às novas normas foram intimados para regularizar a situação. Ao todo, a Vigilância Sanitária licenciou 217 estabelecimentos em Florianópolis.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade