Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Vídeo: Bombeiros gravaram resgate da baleia-franca que ficou enrolada em rede de pesca

Operação foi registrada na última quinta-feira (23) e durou cerca de quatro horas

Redação ND
Florianópolis
26/08/2018 às 18H51

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou um vídeo mostrando os passos do resgate da baleia-franca que ficou presa em uma rede de pesca na praia do Pântano do Sul, na última quarta-feira (22). O animal, da espécie Eubalaena Autralis, tem entre cinco e seis metros e foi resgatada na quinta-feira (23), próximo a Garopaba. Após estudos e análises do Instituto Chico Mendes (ICMBio) – APA da Baleia Franca, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou o desmalhe.

O vídeo, de pouco mais de um minuto de duração, mostra trechos das quatro horas de resgate dos profissionais. Com um bote, o grupo de cinco profissionais se aproximou do animal para cortar a rede. O mamífero se bastante enquanto os profissionais tentavam cortar a rede para libertá-lo.

O desencalhe e desemalhe de grandes cetáceos segue um protocolo desenvolvido na APA da Baleia Franca, unidade de conservação federal sob responsabilidade do ICMBio, com base em experiências bem sucedidas na região. O protocolo é utilizado nacionalmente e divulgado internacionalmente.

Confira as imagens

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade