Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Veja dicas de como cuidar da alimentação durante o inverno

A necessidade natural de mais calorias costuma ser um problema para manter as dietas

Redação ND
Florianópolis
29/06/2018 às 18H44

No inverno, o corpo pede por mais alimento para armazenar energia. Essa é uma necessidade natural, porque são necessárias mais calorias para combater o frio. Mas como conciliar isso com as dietas?

A nutricionista Maria Eduarda Vieira explica que essa vontade de comer alimentos mais calóricos, como doces e massas, é normal porque nosso organismo precisa de mais energia para combater o frio do ambiente externo. Mas, para não engordar nessa época do ano - o que geralmente acaba acontecendo - a dica é manter a atividade física para gastar as calorias extras e compensar a alimentação mais calórica que acabamos ingerindo.

Alimentação de inverno pede substituições para manter a dieta - RICTV/Divulgação/ND
Alimentação de inverno pede substituições para manter a dieta - RICTV/Divulgação/ND

O que a maioria das pessoas consome nessa época são sopas, fondues e vinhos. "O que podemos fazer é melhorar a qualidade desses alimentos", ensina a nutricionista.

Na sopa, por exemplo, que costuma levar arroz e macarrão - que são amido e carboidrato, pode-se trocar por batata doce ou batata salsa e usar bastante vegetais (brócolis, couve-flor, abobrinha, beringela, cenoura e gengibre - este último ajuda no sistema imune, inclusive).

Já no caso do fondue, em vez de usar o chocolate ao leite que é rico em gordura, pode-se substituir por chocolate com 60 ou 70% de cacau. E no lugar de biscoitos, frutas como morango, banana, kiwi ou queijos mais magros como mussarela de búfala ou queijo minas.

O consumo de vinho é moderado. "Aconselhamos uma taça para mulheres - cerca de 120ml, e para o homem duas taças, por dia". Como todo álcool desidrata o organismo, a dica é acompanhar com a ingestão de água.

O pinhão, que acaba sendo visto como vilão por ser um carboidrato, também é rico em fibras. "Em 100 gramas de pinhão, tem 15 gramas de fibra, o que às vezes nem conseguimos ingerir na alimentação do dia a dia", analisa a especialista. "Então, indicamos um punhado de 100g de pinhão por dia, para fortalecer o sistema imune e fornecer vitaminas, além de ser um alimento bem versátil que dá para consumir, puro, refogado, com legumes, etc", ensina.

Por fim, é preciso lembrar de consumir água. "Costumamos sentir menos sede no inverno e acabamos desidratados sem saber", diz a nutricionista. Ela ensina a fazer água saborizada, colocando lascas de gengibre ou folhas de hortelã, e também investir nos chás (gengibre, hortelã, maçã, canela, etc). Os chás não substituem a água, mas podem ser boa alternativa para se manter aquecido e hidratado.

>> Veja a entrevista completa com a nutricionista no programa #Ver Mais Joinville:

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade