Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Veja a programação da Catedral Metropolitana de Florianópolis para o Corpus Christi

Fieis devem confeccionar os tradicionais tapetes nas ruas a partir das 8h

Redação ND
Florianópolis
14/06/2017 às 17H11

As comemorações do feriado de Corpus Christi em Florianópolis, nesta quinta-feira (15), reunirão fiéis e simpatizantes no Centro da cidade durante a tradicional celebração da Igreja Católica. Além da exposição dos tapetes feitos flores, serragem e outros materiais pelas ruas onde o padre passará com o Santíssimo Sacramento, com início previsto para as 8h da manhã, o dia contará com a Missa Solene e a procissão.

A procissão de 2016 movimentou o Centro de Florianópolis no feriado de Corpus Christi - Divulgação/ND
A procissão de 2016 movimentou o Centro de Florianópolis no feriado de Corpus Christi - Divulgação/ND


A partir das 7h, as ruas em volta das praça 15 de Novembro serão fechadas para que aconteça a marcação dos tapetes. Às 8h, representantes de pastorais, movimentos e novas comunidades iniciam a confecção dos mesmos – a previsão é que sejam expostos entre 27 e 34 tapetes.

Durante a tarde, às 15h, a Missa Solene será celebrada nas 71 paróquias da Arquidiocese de Florianópolis. Na Catedral Metropolitana, ela será conduzida pelo arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck e deve durar aproximadamente 1h30. Após a missa, a promissão tomará as ruas.

O feriado de Corpus Christi, que traduzido do latim significa “Corpo de Cristo”, tem como objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, que se trata do sacramento do corpo e do sangue de Cristo. A data, que passou a integrar o calendário religioso de Brasília em 1961, é sempre comemorada em uma quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie onde for possível, como forma de “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.

Confira o que abre e o que fecha em Florianópolis durante o feriado de Corpus Christi

Durante a comemoração do feriado em Florianópolis, o público pode esperar um dia de sol com algumas nuvens. A temperatura fica entre 14°C e 24°C nesta quinta, com pouca variação até sábado. No domingo, com a chegada de uma frente fria, a previsão indica chuva e descargas elétricas na Capital, com temperaturas entre 18°C e 27°C. No início da semana o tempo ruim deve dar lugar ao sol novamente.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade