Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Vai pra folia? Confira dicas de saúde para aproveitar a festa de Carnaval em Florianópolis

Beber água e fazer mais refeições por dia estão entre as principais recomendações para manter o pique durante os dias de folia

Dariele Gomes
Florianópolis
09/02/2018 às 19H48

Fantasias prontas, hits na ponta da língua e contagem regressiva para uma das festas mais agitadas do ano, o Carnaval. Para manter a disposição, preparamos algumas dicas importantes para antes, durante e depois da folia. O educador físico Rodrigo Baltazar, diretor técnico da Newpace Assessoria Esportiva, falou sobre a importância do consumo de água, indispensável para manter a saúde para as festas. “O Carnaval está diretamente associado ao samba, dança excelente para emagrecer e manter o contato social. Contudo, a festa também está associada ao consumo de bebidas alcoólicas, que aumentam a desidratação do corpo. Então, vale cair no samba, dançar muito, tomar sua bebida de preferência, mas jamais se esquecer de hidratar o corpo com muita água”, indica Baltazar.

Antes de sair de casa, é recomendado fazer uma refeição completa, com carboidratos, cereais, tubérculos, proteínas e saladas diversas - Daniel Queiroz/Arquivo/ND
Antes de sair de casa, é recomendado fazer uma refeição completa, com carboidratos, cereais, tubérculos, proteínas e saladas diversas - Daniel Queiroz/Arquivo/ND



A especialista em saúde e bem-estar Claudia de Souza Santos atenta para a necessidade de se alongar, esticar os braços e estimular os movimentos dos braços e pernas. A profissional ainda destaca o  valor de preservar o descanso entre um dia e outro de folia. “É importante dormir pelo menos oito horas, mesmo que você chegue de manhã cedo em casa após a festa”, diz Claudia.

Ela sugere algumas frutas como melancia, acerola, suco de laranja e açaí. Claudia fala ainda da importância da roupa e do calçado adequado para evitar acidentes. “É importante usar um chapéu, óculos de sol e muito protetor solar O corpo precisar estar em dia para aguentar essa maratona de diversão”, comenta Claudia. A secretaria de Saúde irá distribuir de preservativos para os blocos, sem posto fixo de distribuição.

Cuidado com a alimentação nos dias de folia

A nutricionista Monalisa Kichow Stefaisk preparou algumas dicas de alimentação e até sugeriu uma receita para dar mais energias aos foliões. A profissional Monalisa diz que nessa época é comum que as pessoas consumam mais bebidas alcoólicas, durmam pouco e comam menos alimentos nutritivos e mais calóricos. E ainda tem o consumo de energia além do que o habitual na rotina. Para manter o “pique” carnavalesco e evitar as ressacas extras durante e após o carnaval, Monalisa preparou algumas orientações:

*Durante os dias de festa primeira dica é, mantenha a hidratação com água mineral,  tenha uma garrafinha de água consigo, a ingestão frequente de água vai ajudar diminuir a sobrecarga hepática promovida pelo álcool e gorduras em geral. Hidrate-se antes, durante e após as festas;

 *Antes de sair de casa faça uma refeição completa, carboidratos de boa qualidade, cereais integrais (arroz integral, aveia, quinoa, macarrão integral), tubérculos (aipim, batata doce, inhame), vegetais (beterraba, abobora, cenoura, etc) e proteínas de boa qualidade (frango, peixes, carnes magra, cogumelos), e varie nas saladas. Uma refeição com comida de verdade antes de ir para uma festa sempre ajuda a comer menos na rua, evitando frituras ou carboidratos refinados, e também a diminuir os efeitos do álcool.

*Frutas, sucos de frutas e água de coco são boas pedidas para repor eletrólitos e alguns minerais pedidos no suor.

*De preferência a alimentos naturais e orgânicos do que enlatados, pois esses contêm muito sal, conservantes e aditivos.

*As frituras devem ser evitadas, pois deixam o corpo produzir muita toxina assim contribuindo na piora do quadro de inflamação (celulite).

* Evite o excesso de cafeína, pois aumenta a retenção de líquidos.

*Bebidas energéticas quando consumidas em excesso pode acarretar em problemas de saúde, já que há altas concentrações de cafeína e quando associado ao consumo de álcool os efeitos podem ser ainda mais perigosos, pois os energéticos elevam a frequência cardíaca, aumentando também a diurese.

*Evite refrigerantes, mesmo o diet e bebidas alcoólicas, preferindo sucos naturais, chás e água.

*Aumente o fracionamento das refeições, pois longos períodos sem se alimentar podem levar a uma menor ativação do metabolismo, déficit na oferta de nutrientes e energia (principalmente em nível de Sistema Nervoso: sonolência e falta de disposição) e alteração no processo de absorção e digestão. Desta forma, recomenda-se realizar 5 a 7 refeições/dia.

*Aumente o consumo de frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo. A ingestão de bioflavonóides também é necessária, pois reduzem a permeabilidade vascular e aumentam a resistência dos microvasos.

* Com relação as brássicas (repolho, couve flor, brócolis, couve, acelga, agrião)  e rúcula, cebola, alho estimular seu consumo, pois apresenta intensa função desintoxicante.

* Evitar alimentos embutidos, refrigerantes, frituras, café, chimarrão, industrializados, enlatados, molho shoyo, produtos dietéticos, temperos prontos, sopas e caldos prontos.

* À noite é recomendado ingerir a melhor qualidade de refeição do dia, porém evitando os excessos. Evitar refeições volumosas, pois o gasto energético diminui naturalmente à noite, aumentando a possibilidade de incorporações de gordura corporal com o excesso.

Frutas, sucos de frutas e água de coco são boas pedidas para repor eletrólitos e alguns minerais pedidos no suor - Daniel Queiroz/Arquivo/ND
Frutas, sucos de frutas e água de coco são boas pedidas para repor eletrólitos e alguns minerais pedidos no suor - Daniel Queiroz/Arquivo/ND



Receita para dar mais saúde e energia para os foliões:

Ingredientes:

1 Colher de sopa de beterraba ralada

1/2 cenoura ralada

1 copo de água de coco

1 copo de suco de laranja

1/2 colher de café de guaraná em pó

1 colher de sobremesa de linhaça

1/2 colher de sobremesa de mel

Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir imediatamente.

 

E após as festas faça uma semana pelo menos incluindo alimentos antiinflamatórios e destoxificantes:

Alimentos a serem evitados:

• Chá preto, chá mate, café em excesso
• Bebidas alcoólicas e refrigerantes
• Produtos enlatados
• Alimentos industrializados
• Molhos industrializados
• Doces e açúcares
• Carnes gordurosas
• Frituras
• Carboidratos refinados

Alimentos que devem ser consumidos:

• Frutas secas
• Água
• Cereais integrais
• Azeite de oliva extra-virgem
• Oleaginosas (castanhas, nozes)
• Leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão-de-bico)
• Carnes magras
• Assados e grelhados
• Verduras e legumes
• Algas
• Frutas
• Aveia
• Folhas verde-escuras
• Shitake
• Lima da Pérsia
• Farinha de semente de uva
• Frutas vermelhas

 

Suco Detox 1:

Ingredientes:

1 pires de folhas de agrião

1 fatia de melão

1 limão espremido

 1 c sobremesa semente de chia

Folhas de hortelã a gosto

Bater todos ingredientes no liquidificador e beber na hora.

 

Suco Detox 2:

1 folha de couve

2 fatias abacaxi

3 pedacinhos de gengibre

½ maça verde

1 c farelo psullium

Bater todos ingredientes no liquidificador e beber na hora.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade