Publicidade
Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Turistas evacuam Ilha do Campeche após alerta da Capitania dos Portos

Na Costa da Lagoa uma embarcação virou e passageiros foram resgatados por outros barcos

Fábio Bispo
Florianópolis
06/01/2018 às 18H26

O sábado (6) que começou com altas temperaturas em Florianópolis acabou terminando mais cedo para quem escolheu destinos na cidade onde o acesso é feito pelo mar. A virada dos ventos do quadrante norte para sul dificultou a navegabilidade e diversas ocorrências foram registradas ao longo do dia. Na Costa da Lagoa, uma embarcação virou, sem vítimas graves, e na Ilha do Campeche mais de mil turistas tiveram que deixar o local às pressas após alerta da Capitania dos Portos.

Segundo informações da Capitania dos Portos, por volta do meio dia, uma embarcação que levava turistas para a Costa da Lagoa naufragou e as pessoas acabaram sendo resgatadas por outros barcos. Não há registro de pessoas feridas.

Já na Ilha do Campeche, no Sul da Ilha, o alerta pegou turistas de surpresa e todas as atividades, como as visitações aos sítios arqueológicos e mergulhos, foram encerradas para que os visitantes conseguissem retornar ainda com condições de navegação. O retorno para quem estava na Ilha foi marcado para as 15h, mas as 13h uma força tarefa foi organizada pelos pescadores que conduzem os passeios turísticos para trazer o público de volta.

Com ocupação acima da capacidade máxima de suporte, que na alta temporada é de 850 pessoas, houve confusão no embarque de volta. O cinegrafista Anderson Toledo, da RIC Record, registrou momentos de tensão que passaram os visitantes da Ilha do Campeche. Por conta das ondas, o trajeto dos barcos acabou sendo mais demorado, chegando a levar cerca de uma hora da Ilha do Campeche até a Armação, percurso que é feito em 20 minutos em condições normais.

Confira o vídeo feito no momento do retorno a faixa de areia

Segundo Johny  Carvalho, oficial de plantão da Capitania dos Portos de Santa Catarina, o alerta foi emitido após a verificação metrológica que é feita junto ao aeroporto Hercílio Luz. “Ao longo do dia nosso monitoramento recebeu informações de que o mar viraria muito e que os ventos excederam as condições de navegabilidade”, disse. A previsão para este domingo é de predomínio de ventos do quadrante sul, com rajadas de 50 a 60 km/h.

Publicidade

4 Comentários

Publicidade
Publicidade