Publicidade
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 23º C

Turismo estudantil lota Praia de Joaquina na véspera do feriado

Mais de 1500 alunos de vários estados do país aproveitaram para curtir a quinta-feira na beira da praia

Cristiano Rigo Dalcin
Florianópolis
11/10/2018 às 20H52

A temporada já começou em Florianópolis. Pelo menos essa era impressão de quem esteve na praia da Joaquina nesta quinta-feira (11), véspera do feriado de Nossa Senhora de Aparecida. Mais de 1.500 estudantes de diversos Estados do país invadiram uma das praias mais visitadas da Ilha, em um prenúncio otimista para o feriadão.

Com idades entre 15 e 18 anos, eles fazem parte de grupos de excursão trazidos por cinco agências que exploram o filão do turismo estudantil com as viagens de formatura de turmas do ensino médio.  De acordo com o superintendente de Turismo da Capital, Vinicius de Lucca Filho, as excursões estudantis já viraram tradição no mês de outubro em Florianópolis. “Pelo menos 10 mil estudantes visitam Florianópolis todos os anos”, relata.

Praia da Joaquina teve uma quinta-feira de alta temporada com excursões de estudantes  - Foto: Flávio Tin/ND
Praia da Joaquina teve uma quinta-feira de alta temporada com excursões de estudantes - Foto: Flávio Tin/ND

Era tanta gente que tinha fila para acessar o costão da praia da Joaquina e as quadras de beach tênis ficaram lotadas. Apenas uma das agências tinha 17 ônibus estacionados, que saíram logo cedo de quatro hotéis localizados no Norte da Ilha. “Todo dia temos uma programação diferente. Hoje era o dia da Joaquina e mais tarde vamos para uma casa noturna na SC-401. Ontem, estivemos em outra casa noturna de Jurerê”, contou a responsável pelo marketing da UP Formaturas, Bruna Pedrini, que trabalhou ao lado de outros 180 monitores para zelar pela segurança dos estudantes.

Apesar do vento e do sol tímido, os estudantes aproveitaram para curtir o dia na praia, com direito a banho de mar, algo impensável nesta época do ano para alguns deles, como Ana Lívia de Palma Cuzzuol, 17 anos, que veio de Itu, interior de São Paulo, e não conhecia a praia da Joaquina, famosa pelas ondas. “É tudo muito diferente de Itu. As praias são lindas, as casas noturnas são muito bonitas e a comida é bem gostosa e diversificada. Só conhecia o Campeche e Jurerê” disse.

Já o mineiro de Cambuí, João Vitor Famucci, curtiu a praia com amigos e desfrutou de toda a estrutura oferecida pela excursão. “Está sensacional. Tenho familiares aqui em Santa Catarina, mas não conhecia Florianópolis. Quero aproveitar o máximo”, afirmou.

Mas não foram apenas os estudantes que curtiram mais um dia de praia na Joaquina. Os comerciantes aproveitaram para faturar e agora esperam que o clima contribua para que o feriadão seja positivo. Em média, cada um dos restaurantes da Joaquina serviu mais de 200 refeições. 

“Para começo de feriado, foi muito bom”, definiu a garçonete Aline Hermann, do Restaurante Maurílio. “Eu espero que seja assim no feriado também. O problema é o tempo. Se der sol, vai dar tudo bom”, comentou.

Conforme a Epagri/Ciram, a previsão para hoje é sol. Para amanhã e domingo, há possibilidade de chuva, mas os dias serão de sol entre nuvens.

Os ambulantes também festejaram o movimento atípico, fora de temporada. “Eu não sabia que ia dar todo esse movimento, mas todo ano é assim”, disse Claiton Nobre, 46 anos, após vender cerca de 150 churros, 50 a menos do que comercializa diariamente na alta temporada.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade