Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

TSE autoriza envio de forças federais para acompanharem eleições em cinco estados

Tropas devem assegurar o livre exercício do voto no Acre, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte

Folha de São Paulo
São Paulo (SP)
10/09/2018 às 18H25

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou até agora o envio de forças federais para acompanharem as eleições em cinco estados. As tropas, formadas por militares das Forças Armadas, devem assegurar o livre exercício do voto em 232 zonas eleitorais em 361 localidades: Acre (11 localidades), Maranhão (72), Piauí (112), Rio de Janeiro (69) e Rio Grande do Norte (97). A missão visa garantir que a realização do pleito ocorra com tranquilidade e segurança.

Somente em Santa Catarina serão usadas 20 mil urnas em 3.760 locais de votação este ano - Daniel Queiroz/ND
Somente em Santa Catarina serão usadas 20 mil urnas em 3.760 locais de votação este ano - Daniel Queiroz/ND

De acordo com o TSE, os pedidos de auxílio no pleito podem ser feitos até a véspera da eleição. Cabe à justiça eleitoral nos estados solicitar o apoio ao tribunal, que defere ou não o pedido. A medida está prevista Código Eleitoral.

O TSE informa que também aprovou o envio de militares para dar apoio logístico à justiça eleitoral em 101 localidades em regiões "longínquas e isoladas" do estados: Acre (41 localidades), Amazonas (25), Amapá (5), Roraima (26) e Mato Grosso do Sul (4).

"Em todos esses locais, os militares atuarão levando equipamentos (urnas e outros materiais), sempre com a presença de servidores e colaboradores da justiça eleitoral", informou o TSE nesta segunda-feira (10).

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade