Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

TRE-SC lança portal de qualificação para gestores políticos de Santa Catarina

Prefeitos, vereadores e parlamentares poderão participar de treinamentos para a excelência da gestão pública

Viviane de Gênova
Florianópolis
15/03/2017 às 22H22

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral) lançou nesta quarta-feira (15) o portal Qualifica – Mandato de Excelência. A iniciativa é voltada a prefeitos, vereadores, secretários e políticos com atuação parlamentar. Como o nome sugere, a intenção é aperfeiçoar as lideranças políticas para aprimorar as gestões municipais. O projeto é desenvolvido em parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Abreu (ao centro) afirmou que “não existe democracia sem política”, por isso a necessidade de “resgatar sua credibilidade” - Daniel Queiroz/ND
Abreu (ao centro) afirmou que “não existe democracia sem política”, por isso a necessidade de “resgatar sua credibilidade” - Daniel Queiroz/ND


O portal foi lançado durante o Encontro Estadual de Vereadores promovido pela Uvesc (União dos Vereadores de Santa Catarina), na Assembleia Legislativa. Convidados e autoridades compareceram ao evento, que também contou com o lançamento de um livro de mesmo nome do portal, de autoria do desembargador e presidente do TRE-SC, Cesar Abreu. A publicação será distribuída gratuitamente e encaminhada a prefeituras.

De acordo com o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, o portal nasceu a partir do programa Qualificação de Candidatos e Eleitos, desenvolvido desde o ano passado com cursos de aprimoramento a vereadores de dez municípios: Blumenau, Camboriú, Gaspar, Laguna, Massaranduba, Mirim Doce, Nova Trento, Palhoça, Rio do Sul e Rio Negrinho.

“A partir deste programa, vamos ampliar estas qualificações com cursos presenciais e a distância, trazendo benefícios como maior transparência e eficiência na gestão pública”, explicou. Apesar das ações serem voltadas para os gestores, assessores e servidores municipais também poderão participar dos treinamentos.

Durante o evento, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira defendeu a necessidade de mudança na legislação eleitoral, que atualmente só permite o financiamento de campanhas políticas por pessoas físicas, e destacou a importância do programa para o aprimoramento dos gestores. “O país só será verdadeiramente forte se tivermos uma base forte. E essa base está nos municípios”, afirmou.

É um projeto que envolve uma série de parcerias, um trabalho conjunto que visa o bem-estar da sociedade. Queremos fazer com que Santa Catarina se transforme em um modelo para o país em administração pública, no Legislativo e no Executivo.”

Cesar Abreu, presidente do TRE-SC

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade