Publicidade
Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2019
Descrição do tempo
  • 32º C
  • 23º C

Transportes, saúde, serviços públicos: como está o panorama em Santa Catarina nesta quinta

Saiba como ficam as aulas, o atendimento na rede de saúde e o transporte coletivo em várias cidades do Estado

Redação ND
Florianópolis
31/05/2018 às 12H23

Em todo o Estado, postos de combustíveis começam a receber gasolina e, aos poucos, os serviços essenciais à população começam a normalizar. Saiba como está a situação do transporte coletivo, educação e saúde em vários municípios catarinenses. 

Educação

Não haverá aula em 1.009 das 1.073 escolas estaduais de Santa Catarina nesta sexta-feira (1º). A informação é da SED (Secretaria de Estado da Educação), que explicou que a emenda do feriadão está prevista em calendário escolar elaborado e aprovado no início deste ano — cada unidade tem autonomia para organizar o ano letivo, desde que cumpra os 200 dias letivos e o mínimo de 800 horas/aula previstos em lei.

Em 21 escolas, as aulas estão suspensas na sexta-feira devido à falta de combustível para o transporte escolar e dificuldade para garantir a alimentação dos estudantes. Outras 43 escolas terão aula normalmente após o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (31).

Abastecimento de gás

De acordo com o Sindigás, as revendas de GLP (gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha) estão, na maioria, desabastecidas. Entretanto, os ministérios da Defesa, de Minas e Energia e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) têm dado ao GLP o tratamento de produto essencial, agindo para que as cargas de botijões – tanto vazios, para serem abastecidos, quanto cheios, para repor os estoques das revendas – sejam liberadas e cheguem ao seu destino.

Aeroportos

A concessionária do Aeroporto Hercílio Luz recebeu novo carregamento de combustível, mantendo operação regular até sexta-feira (1º).  Para esta quarta-feira (30), todos os voos estão confirmados. Os aeroportos de Joinville e Navegantes também estão com o abastecimento de querosene garantido.

A ideia é que o projeto a ser definido incentive as pessoas a utilizar o transporte coletivo - Marco Santiago/ND
Transporte coletivo deve começar a normalizar a partir desta quinta (31) em várias cidades do Estado - Marco Santiago/ND


Veja um panorama por região:

Grande Florianópolis

Na Capital, todos os serviços, incluindo as creches, escolas, centros de saúde, coleta de lixo e pró-cidadão estarão funcionando em horário normal nesta quarta-feira (30). O mesmo vale para sexta-feira, 1º de junho, já que Florianópolis não decretará ponto facultativo. 

Creches e escolas abrem também no feriado e sábado em Florianópolis. Nesta quinta (31), 40 unidades de educação, entre escolas e creches, vão abrir para repor aulas e atividades que não aconteceram durante a greve de abril e parte de maio. Os pais de crianças dessas unidades já foram comunicados. No sábado, 2 de junho, 70 unidades de educação voltam a abrir por conta da reposição de aulas.

Saúde 

Já na saúde, as Unidades de Pronto- Atendimento Sul e Norte, o SAMU e plantões da Vigilância em Saúde funcionam normalmente. As demais unidades de saúde ficarão fechadas. Não vai haver coleta de lixo convencional e nem seletiva, apenas nesta quinta-feira. O Jardim Botânico de Florianópolis, operado pela Comcap, abrirá normalmente a partir das 7h30 até as 18h.

O transporte coletivo funciona com frota total, incluindo Executivos, em horário normal de dia de semana, porém em períodos restritos nesta quarta: das 5h às 8h, 11h às 14h e 17h às 20h. Na quinta, funcionará com horário de domingo e a expectativa é de que na sexta funcione normalmente e com frota total.

A Cooperbarco, que faz o transporte de barco para a Costa da Lagoa, terá horários alterados para esta quinta, sábado e domingo. Saída da Costa: 6h, 8h, 10h30, 11h30, 13h, 15h, 17h, 18h30 e 21h. Saída da Lagoa: 8h, 10h30, 12h, 13h10, 15h10, 16h10,18h10, 20h e 22h.

O HU (Hospital Universitário) suspendeu as internações eletivas, consultas e procedimentos ambulatoriais eletivos nesta quarta (30) e na segunda-feira (4), com exceção dos realizados em ambulatórios de quimioterapia, retornos de pós-operatórios e pacientes em diálise ambulatorial. Os procedimentos cirúrgicos em pacientes já internados devem ser mantidos, bem como os atendimentos de urgência e emergência.

Todas as unidades do Angeloni em Santa Catarina e Paraná (supermercados, postos e farmácias) anteciparão o horário de fechamento para as 21h, a partir desta terça-feira. A medida será mantida enquanto durar a paralisação dos caminhoneiros que afeta o abastecimento. A decisão foi tomada pela dificuldade de transporte coletivo para os funcionários e pela falta de algumas categorias de produtos.

O Beiramar Shopping terá horário diferenciado nos próximos dois dias. Nesta quarta-feira (30), estabelecimentos abrirão das 10h às 19h, sendo facultativa a cada empreendimento a permanência após esse horário. Restaurantes, academia e cinema abrirão em horário normal na quarta-feira. Já na quinta (1º), feriado de Corpus Christi, as lojas funcionarão das 14h às 20h, com a praça de alimentação e lazer em atendimento das 12h às 22h.

Na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), as aulas da graduação, pós-graduação, educação infantil, ensinos básico, fundamental e médio estão suspensas, em todas as unidades da Instituição, até a próxima sexta-feira (1).

A reitoria do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) divulgou o funcionamento e a situação das aulas junto aos 22 campi da instituição. Destes, apenas Joinville, Lages, São Carlos, São Lourenço do Oeste e Urupema tinham funcionamento normal previsto.


Em São José, as aulas na rede municipal estão suspensas nesta quarta-feira. Os serviços de abastecimento de água, coleta de lixo e administrativos da Prefeitura estão sendo realizados normalmente. O mutirão de castração gratuita de cães e gatos, que ocorreria nesta quinta-feira (31), no Loteamento Lisboa, foi transferido para dia 14 de junho.


Em Biguaçu, a prefeitura decretou ponto facultativo nesta sexta-feira após o feriado. As aulas na rede municipal estão suspensas desde segunda (28), mas retornam na segunda (4) e os dias letivos serão repostos nas férias de julho. A coleta de lixo comum não será realizada no feriado, voltando ao normal na sexta-feira. A UPA 24 Horas estará funcionando normalmente para casos de urgências e emergências médicas, inclusive no feriado de Corpus Christi (31) e no ponto facultativo. Os postos de saúde seguem o decreto e não abrem na sexta. O Hospital Regional Helmuth Nass está com os atendimentos suspensos nesta sexta-feira e sábado. Nesta quarta, o transporte coletivo realizado pela empresa Biguaçu Transportes Coletivos funciona nos seguintes horários: das 4h às 8h, das 11h às 14h e das 17h às 20h com horários de dias úteis e nos demais os ônibus não circulam.


Vale do Itajaí

Blumenau espera a chegada de combustíveis entre esta quarta e quinta-feira. Os caminhões já estão na distribuidora em Itajaí e serão escoltados pela polícia militar, mas não há previsão do horário de chegada em Blumenau. Aulas nas redes municipal e estadual estão mantidas nesta terça e quarta e o transporte coletivo opera apenas em horários de pico.


Litoral Norte

Postos de Itajaí e de Balneário Camboriú começaram a receber gasolina na manhã desta quarta-feira. Um acordo firmado na noite de terça entre caminhoneiros e a prefeitura de Itajaí garantiu o abastecimento em todos os postos da cidade, com 10 mil litros para cada estabelecimento e um teto que varia de R$ 100 a R$ 150 por cliente.

Na educação, várias prefeituras da região resolveram antecipar as férias escolares de julho para a próxima segunda-feira, em decisão tomada na noite de terça. No entanto, com a volta do abastecimento de combustível, as prefeituras de Itajaí, Camboriú, Navegantes, Luis Alves e Penha voltaram atrás na decisão e resolveram retomar as aulas a partir da próxima segunda (4). Em Balneário Piçarras e Ilhota ainda não há certeza sobre as férias escolares.

Em Itapema, as aulas da rede municipal de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira (4).


Norte

Em Joinville, postos começaram a receber combustíveis no final da manhã desta quarta. Os supermercados alteraram os horários de atendimento. Na educação, não haverá aulas nas escolas estaduais nesta sexta-feira e os professores devem repor o conteúdo no sábado, 16 de junho. A Udesc suspendeu as aulas desta quarta, mas biblioteca e restaurante universitários continuam funcionando.

No município de Corupá, a coleta de lixo será retomada a partir desta quinta (31).


Oeste

Em Chapecó, há pontos de paralisação na estrada que leva ao Rio Grande do Sul, na SC-480 e também na BR-480 que liga a BR-282 e a SC-157. Porém, um comboio do Exército está chegando a esses locais para conversar com os manifestantes e garantir o trânsito de veículos. Durante a manhã, caminhões tanque foram escoltados até a cidade e alguns postos já estão com combustível, porém há filas enormes para abastecer, chegando a ocupar 13 quadras. O transporte coletivo volta ao normal no começo da tarde desta quarta e na quinta funciona com horários de domingo. Frigoríficos voltaram a fazer o abate de aves e suínos.

A Polícia Civil utilizou aeronaves do SAER para transportar medicação oriunda das cidades de Tubarão (SC) e Cascavel (PR), para tratamento de alta complexidade de pacientes que estão em UTIs nas cidades de Caçador, Fraiburgo, Concórdia, São Miguel D'Oeste e Chapecó. Os medicamentos também atenderão crianças que estão em UTIs neonatal. O transporte foi feito na manhã desta quarta.

Em Xanxerê, caminhões continuam parados na BR-282, mas um acordo entre manifestantes e órgãos de segurança ampliou o número de veículos de carga que podem passar pela região, especialmente os caminhões com gás de cozinha (GLP), combustível e veículos que transportam leite e medicamentos. Os de ração ainda têm limitação para circular.


* Com informações da RICTV

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade