Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Tradicional desfile militar marca comemoração da Independência do Brasil, em Florianópolis

Público prestigiou bela apresentação de estudantes e profissionais da segurança pública

Elaine Stepanski
Florianópolis

Mais de 3.000 pessoas, entre estudantes, militares e representantes da sociedade civil, participaram ontem, em Florianópolis, do tradicional desfile cívico em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil. O público que lotou as arquibancadas da passarela Nego Quirido pôde ver uma apresentação diferenciada e reviver um pouco da história brasileira.

Jaqueline Noceti/Secom/Divulgação
Policiais militares desfilaram junto com cães

 

O desfile foi marcado pelo acendimento da tocha, o fogo simbólico da Pátria, acesa por alunos do Instituto Estadual de Educação e escoltada por militares. O símbolo, alusivo ao calor patriótico do povo brasileiro, está presente na história brasileira desde a década de 1930.

Exército, Marinha e Aeronáutica exibiram fardamentos, armamentos e as viaturas utilizadas no trabalho diário. O desfile do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi composto por um grupamento em marcha e um motorizado, este último representando os recentes investimentos em novas tecnologias para garantir a segurança da sociedade.

"Este é um momento de festa da nação brasileira, quando as pessoas se encontram para celebrar o civismo, o amor à pátria e às suas tradições", afirmou o governador em exercício, o desembargador Nelson Schaefer Martins. Para o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, a forte presença da comunidade também foi de fundamental importância para fortalecer o evento. "O morador de Florianópolis veio com toda a sua família participar desse ato importante, que mobiliza tantos estudantes e profissionais da segurança pública", disse.

 

Comemorações da Independência do Brasil pela Grande Florianópolis

Em Biguaçu, a popular avenida Francisco Roberto da Silva, na Praia João Rosa foi palco das comemorações da Independência do Brasil. Alunos das escolas particulares e públicas do município participaram do desfile oficial que teve como tema “2014: O Mundo Esteve Aqui”, em alusão à Copa do Mundo deste ano, realizada no Brasil.

Já em Governador Celso Ramos, os estudantes desfilaram mostrando projetos especiais desenvolvidos pela prefeitura, como o conhecido “Protetores Ambientais”, que prepara os alunos a agir em defesa do meio ambiente. O Corpo de Bombeiros também realizou um sobrevoo na região de Palmas, durante o desfile.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade