Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Surfista à deriva em praia de Florianópolis é resgatado pelos bombeiros com ajuda de drone

O surfista estava há mais de 4 quilômetros da praia, na região da Ilha do Xavier

Redação ND
Florianópolis
24/04/2017 às 17H23

O drone adquirido no começo do ano pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina auxiliou no resgate de um surfista na manhã desta segunda (24), em Florianópolis. Os guarda-vidas que estavam na Praia Mole perceberam que o homem se afastava cada vez mais da costa, quando acionaram o GBS (Grupo de Busca e Salvamento) para auxiliar no resgate. Neste momento, as equipes decidiram utilizar o drone para facilitar a localização do surfista. 

Uma moto aquática foi utilizada para resgatar o surfista - Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND
Uma moto aquática foi utilizada para resgatar o surfista - Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND



Cerca de 10 minutos depois de fazer o primeiro voo, o drone começou a enviar imagens do homem. Ele já estava há mais de 4 quilômetros da praia, na região da Ilha do Xavier. De tanto tentar remar de volta, ele aparentava sinais claros de exaustão.

Drone é o novo aliado dos bombeiros de Santa Catarina em ocorrências e monitoramento

Com a exata localização do surfista, um jet-ski foi acionado na praia da Joaquina e o surfista rebocado até o posto de guarda-vidas na praia, onde recebeu atendimentos. Apesar da exaustão e de sintomas de hipotermia, ele estava bem e não precisou ser conduzido ao hospital. Entre o voo para localização do surfista e seu resgate, o equipamento percorreu cerca de 15 quilômetros. Para o 2° Tenente BM Pedro Reis, o equipamento já pagou seu investimento de aquisição. “Com menos de um ano de uso, o drone já foi empregado em diversas situações. Mas, nesta em específico, conseguimos rapidamente localizar a vítima ainda com vida e monitorar todo o seu resgate,” destaca.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade