Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Sessão de curtas nacionais na Mostra Infantil de Cinema de Floripa mostra variedade na telona

Crianças acompanharam neste domingo o evento, que continua até 10 de julho com sessões abertas para o público, além de especiais para escolas de Florianópolis e região

Marciano Diogo
Florianópolis

“O legal é quando a gente se aproxima de outras realidades e vê em personagens do filme semelhanças nossas. Muitas vezes eu assisto a situações que já sinto ter passado também”, afirma o menino Nicolas Correa, 10. O sentimento de identificação e representatividade é algo comum nas sessões da 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Aproximar as produções cinematográficas das crianças é o objetivo principal do evento, que continua até 10 de julho com sessões abertas para o público, além de especiais para escolas da Capital. No domingo (3), centenas de crianças compareceram à sessão de curtas nacionais, que exibiu cinco filmes direcionados ao público infantil.

Kélen Oliveira/Divulgação/ND
Mostra continua até 10 de julho. Nesta segunda começa a Sessão Escola, que irá até sexta-feira, voltada a estudantes. Com inscrições prévias, sessões já foram lotadas

 

Entre os filmes da programação da mostra estão animações, documentários e ficções de diferentes gêneros. Para Aline Mendes, 32, que pelo segundo ano consecutivo traz a filha Rosa, 5, para assistir aos filmes exibidos, o evento é uma oportunidade para ter contato com produções de qualidade que habitualmente não são exibidas no circuito comercial. “Nós já sabemos que o que vamos assistir vai ser bom. A diversidade também é outra característica, já curtimos aqui filmes da França e Japão, por exemplo”, observa a florianopolitana.

Silvia Virginia Monteiro, 35, e Rafael Ferreira, 36, viajam há sete anos consecutivos de Porto Belo para Capital para trazer o filho João Bernardo, 9, para assistir aos filmes exibidos no evento. “Eu gosto muito de cinema e aqui assisto a coisas fora do comum”, observa a criança. A mãe ressalta que a programação e filmografia da mostra também evidenciam a diversidade da cultura brasileira. “É importante mostrar para eles que existem outras culturas. São filmes que tem um lado educativo e trazem consigo uma sensibilidade que dificilmente vemos em outras produções”, opina Silvia.

Kélen Oliveira/Divulgação/ND
Com filmes de outras regiões do país e do mundo, crianças têm a oportunidade de conhecer outras culturas

 

A diretora Gabriela Romeu, 32, que teve seu documentário “Meninos e Reis” exibido ontem, acrescenta que os filmes direcionados às crianças são instrumentos de conhecimento. “É uma maneira de trazer outras leituras para a infância, quebrar estereótipos sociais e dividir aprendizados. Uma nova sociedade está em formação e também depende de nós direcioná-los para os melhores caminhos”, conclui a jornalista. Desta segunda até sexta-feira ocorrem as sessões direcionadas às escolas no cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), porém todas já estão lotadas.

Confira a programação completa da 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

O quê: 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando:
Até 10/7, diferentes horários
Onde:
Teatro Governador Pedro Ivo, rod. SC 401, 4600, Saco Grande, Florianópolis, tel. 48 36651630
Quanto:
Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade