Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Comissão de Direitos Humanos do Senado aprova inspeção em cadeia para visitar Lula

A autora do requerimento é a senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM) e pelo menos dez senadores de PT, PCdoB, PDT e PTB farão a inspeção no prédio

Folha de São Paulo
Brasília (DF)
11/04/2018 às 21H24

BERNARDO CARAM

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após a Justiça do Paraná negar pedido para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebesse visitas de autoridades na terça-feira (10), a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta quarta (11) a realização de uma diligência na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o petista está preso.

Pelo menos dez senadores de PT, PCdoB, PDT e PTB farão a inspeção no prédio. A autora do requerimento é a senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM). Durante a sessão, ela explicou que apresentou o pedido depois que autoridades tiveram a visita negada.

Nesta terça, a Justiça do Paraná rejeitou pedido feito pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) para que ele, nove governadores e outros dois senadores fossem ao encontro de Lula na prisão. A decisão justificava que as regras de visitação não seriam flexibilizadas. As visitas no estabelecimento são às quartas-feiras.

Aos colegas da comissão, Grazziotin argumentou que o despacho não tem aparo legal.

"Comprova que, infelizmente, essa é uma prisão muito mais política do que jurídica", afirmou.

O requerimento que pede a diligência foi anunciado, discutido e aprovado pela comissão em três minutos. Antes que a palavra fosse cedida aos membros do colegiado, senadores da oposição, que eram maioria no encontro, pediram que o requerimento fosse votado logo e que depois fosse aberto espaço para os discursos.

O requerimento, aprovado em votação simbólica, autoriza a realização de diligência à superintendência da PF em Curitiba, com a finalidade de verificar as condições de encarceramento do ex-presidente Lula e dos demais presos naquele edifício.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade