Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Saúde é principal prioridade para candidatos a prefeito em Itapema

Cidade com mais de 60 mil habitantes não possui maternidade e convive com filas para consultas de madrugada

Marcos Horostecki
Itapema
16/09/2016 às 10H42

Com quase 60 mil habitantes, a cidade de Itapema continua a ver seus filhos nascerem nas cidades vizinhas de Tijucas e Balneário Camboriú. O município que mais cresce em Santa Catarina em termos populacionais, não possui maternidade e ainda convive com as filas, em frente aos postos de saúde, durante a madrugada. Os quatro candidatos à prefeito do município, tem propostas distintas para resolver o problema e prometem dar à população, nos próximos quatro anos, o atendimento de qualidade que ela merece.

Veja as propostas registradas na Justiça Eleitoral pelos candidatos

Rodrigo Costa (Bolinha) -PSDB

Rodrigo Bolinha diz que falta de recurso atrasou melhoria - Divulgação
Rodrigo Bolinha diz que falta de recurso atrasou melhoria - Divulgação/ND


O atual prefeito, Rodrigo Gosta (PSDB), o Bolinha, afirma que lutou, durante toda a sua gestão para colocar o hospital Santo Antônio em funcionamento e que a falta de recursos, ocasionada pela crise, dificultou o trabalho. Ele ainda lembrou que atende pacientes de Bombinhas e Porto Belo sem receber nada dos municípios vizinhos.

No plano de governo que enviou à Justiça Eleitoral, Bolinha colocou a saúde à frente de outras prioridades e prometeu em mais de 20 tópicos, humanizar o atendimento à população. Quer resolver o problema da falta de médicos nas unidades de saúde e dar fim às filas de espera. O Morretes, maior bairro de Itapema, ganharia uma unidade de saúde com funcionamento até às 24 horas. Os demais postos de saúde funcionariam das 7 às 19 horas ininterruptamente.

Nilza Simas - PSD

Nilza Simas quer garantir o atendimento da maternidade - Divulgação/ND
Nilza Simas quer garantir o atendimento da maternidade - Divulgação/ND


A candidata do PSD, Nilza Simas, quer transformar o hospital Santo Antônio em uma unidade microrregional de atendimento, garantindo o funcionamento da maternidade e das especialidades básicas necessárias para o atendimento da população. No plano de governo que enviou para a Justiça Eleitoral, ela informa que fortalecerá a participação popular, que é sinônimo de força política. “Esse plano representa um compromisso de um projeto político novo, sem medo de mudar, produzido pelo conjunto da sociedade, que aposta no futuro”, garante.

O Programa Saúde da Família, num eventual governo Nilza, ganharia equipes específicas para os bairros Morretes e Sertãozinho, mesmos bairros que ganhariam duas novas unidades de saúde. Entre as propostas da candidata também constam programas específicos para maternidade e aleitamento materno.

Ivanor de Souza - PRB

Ivanor de Souza defende humanização e hospital regional - Divulgação/ND
Ivanor de Souza defende humanização e hospital regional - Divulgação/ND


Ivanor de Souza, candidato do PRB, também defende que Itapema tenha um hospital regional, que atenda à população e os municípios da Costa Esmeralda. Para ele, é preciso universalizar e humanizar o atendimento em saúde. “As unidades de saúde vão acolher todas e todos, de forma humanizada, com respeito e atenção de qualidade, priorizando os idosos, crianças e pessoas com deficiência”, diz o candidato no plano enviado à Justiça Eleitoral.

Ivanor também pretende tornar transparentes as informações sobre consultas especializadas, exames de média e alta complexidade e cirurgias eletivas com a implantação de sistemas de controle e acompanhamento “conforme prevê a lei municipal nº 3470/2015, com garantia de acesso a todos necessitarem”

William Meinster - PSOL

William Meinster defende reforma administrativa  - Divulgação/ND
William Meinster defende reforma administrativa - Divulgação/ND


Para o candidato do Psol, William Meinster, é preciso que ocorra em Itapema uma profunda reforma administrativa. No programa de governo que enviou à Justiça Eleitoral, a promessa do candidato é “Inverter a lógica de prioridades na saúde, maximizando o investimento na atenção básica, na prevenção e promoção de saúde, qualificando profissionais e melhorando as estruturas dos postos de saúde”.

Meinster também defende a restruturação do Hospital Santo Antônio, para que ele possa atender de fato as necessidades da comunidade. Promete “recuperar seus leitos e adquirir máquinas e equipamentos para exames, atendimentos de urgência e emergência, bem como analisar a possibilidade de adequação do espaço para a construção da maternidade municipal”.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade