Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Desembargador aposentado Norberto Ungaretti morre aos 77 anos

Advogado foi vítima de um ataque fulminante

Elaine Stepanski
Florianópolis

Natural de Laguna e advogado desde 1960, Norberto Ulysséa Ungaretti morreu na manhã desta quinta-feira, em sua casa, aos 77 anos, vítima de um infarto fulminante.

Com uma carreira brilhante, ele exerceu diversas funções públicas, entre as quais a de desembargador, procurador do Estado e professor no curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Aposentado há alguns anos, o advogado continuava a se dedicar ao escritório e à paixão pelo Direito. Paixão esta que ele defendia com unhas e dentes. “O Brasil é muito devedor à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por causa da defesa intransigente e permanente das liberdades e dos direitos civis”, afirmou ele sobre os 80 anos da instituição.

 

Arquivo pessoal/Divulgação/ND
Mesmo aposentado, Norberto Ungaretti se dedicou à paixão pelo Direito
Mesmo aposentado, Norberto Ungaretti se dedicou à paixão pelo Direito

 

Mesmo com a idade avançada, Ungaretti era um homem muito ativo. Mantinha atividades na Academia Catarinense de Letras, onde era membro titular da cadeira 40, além disso, era sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Após sua morte, diversas entidades se manifestaram lamentando a perda. A Diretoria e Conselho Seccional da OAB/SC divulgou uma nota de pesar em que dizia: “Noberto se destacou não apenas como um grande advogado, excepcional magistrado e professor, mas acima de tudo pela erudição, inteligência, perspicácia e generosidade com amigos e alunos. Um cidadão honrado que deixará saudade entre os familiares e amigos e um enorme vazio no mundo intelectual”.

O jornalista e amigo do jurista relatou que há algum tempo, o desembargador aposentado enfrentava dificuldades. “Ele estava andando de cadeira de rodas. Queria muito que eu o visitasse, mas esperava melhorar”, contou Itaeli Pereira.

Em maio do ano passado, Norberto Ungaretti havia sido homenageado pela OAB, durante solenidade alusiva aos 80 anos da OAB/SC na Câmara Municipal de Florianópolis.Na ocasião, o presidente da entidade,Tullo Cavallazzi Filho, lembrou que, quando vereador, Ungaretti chegou a presidir a Casa, sendo o primeiro presidente da Câmara eleito por unanimidade (1965). 

O velório será nesta quinta-feira (9), às 18h30, no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. O enterro ocorrerá  nesta sexta-feira (10), às 10h30, no mesmo local.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade