Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Saiba como preparar um bom chá com os utensílios certos

Sommelier de chás, Helena Leigue dá dicas para extrair o melhor do aroma e das propriedades das plantas

Redação ND
Florianópolis
29/06/2018 às 20H30

Tomar chá no inverno é delicioso, mas que tal aprender a fazer da forma correta? A sommelier de chás Helena Leigue explica como usar os utensílios certos para extrair o melhor do aroma e das propriedades das folhas, frutos e ervas para um ótimo chá.

Utensílios corretos permitem preparar um chá com mais aroma e sabor - Marco Santiago/ND
Utensílios corretos permitem preparar um chá com mais aroma e sabor - Marco Santiago/ND


A temperatura é um item importante para preparar um bom chá e deve estar entre 60 e 100 graus Celsius. Para isso, o melhor é utilizar uma chaleira elétrica. "Alguns modelos possuem até termostato para manter a água na temperatura correta", explica Helena.

Outra opção seria usar um termômetro infravermelho para aferir a temperatura sem precisar mergulhar o utensílio no líquido.

Mas se você não tiver nada disso pode utilizar o método da bolha. "Quando aquelas bolhas pequenininhas começam a subir do fundo para a superfície da água, já temos uma temperatura de cerca de 80 graus; quando estão na superfície e bem grandes chega a 95-100 graus", ensina a sommelier.

O tempo de infusão também deve ser observado, porque algumas plantas tendem a ficar amargas se deixadas por um período prolongado. Para controlá-lo, é possível usar ampulhetas, timer, mas até o celular serve. "O próprio fabricante costuma informar o tempo ideal e o modo de preparo, então procure ler a embalagem do chá", diz Helena.

Um acessório chinês, de porcelana e com tampa, também permite fazer a infusão e filtrar a mistura direto na xícara. "Funciona como escorrer o macarrão com a tampa da panela".

Além disso, uma colher medidora que já vem com o tamanho exato, de 2 gramas, é outra forma de facilitar o preparo. Quem prefere algo mais cerimonioso, pode procurar pelos infusores, de metal ou de silicone, mas a dica é procurar os que são maiores pois permitem que a erva se expanda e libere mais as propriedades da planta. O chá deve ser coado depois de utilizar os infusores.

>> Veja os utensílios descritos no programa #Ver Mais Blumenau:

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade