Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Rompimento em cabo submarino causa transtorno a usuários de sites norte americanos

Pelo menos 20% dos clientes de internet provido pela Embratel sofreram para acessar dados contidos em servidores localizados nos EUA

Oliveira Mussi
Florianópolis

Durante toda a tarde de segunda-feira, e no transcurso da terça-feira, os usuários da Net Virtua, serviço de internet da Embratel e da empresa Net, tiveram problemas para usar o serviço. De acordo com nota oficial emitida pela assessoia da Embratel, o problema ocorreu devido ao rompimento de um cabo submarino localizado na altura de Fortaleza (CE).

Ainda segundo a nota, esse cabeamento seria responsável pelo tráfego de informações vindas de servidores norte americanos, por isso a instabilidade restrita a sites como Facebook, Twitter, Gmail, e outros sites hosteados nos EUA.

A Embratel informou na tarde de terça que técnicos estariam no local trabalhando para regularizar o serviço, que deve voltar ao normal ainda hoje. A empresa diz que cerca de 20% dos usuários dos serviços de internet prestados por ela em todo o país foram afetados pela ruptura do cabo.

 O Cliente da Net Virtua Charlie Anderson Olsen, 35 anos, é empresário e diz que a dificuldade de acessar alguns sites, como Dropbox e Gmail, lhe causaram problemas. “Aqui na Delinea Tecnologia Educacional temos clientes em todo o Brasil, então nosso meio de comunicação primário é o e-mail, ao qual estamos com dificuldade de acesso há mais de 24 horas”, reclama.

Charlie conta que ao ligar para o serviço de atendimento da Net foi informado que o problema seria local, apenas em Santo Antonio de Lisboa, onde fica a empresa. Isso lhe pareceu verídico, já que a localidade sofre com problemas constantes com a internet. No entanto, ele descobriu que se tratava de um problema nacional por meio de um amigo, na rede social Facebook.

Ao ser contatada pelo Notícias do Dia, a Net disse não haver problemas com a rede. Confrontada com a nota da Embratel, ao fim do dia admitiu que "alguns clientes sentiram lentidão ao acessar sites hospedados fora do Brasil." A nota informou ainda que a empresa adotou medidas de contingência e que o serviço não sofreu interrupções.

alguns clientes sentiram lentidão ao acessar sites hospedados fora do Brasil. A NET adotou medidas de contingência e o serviço não sofreu qualquer interrupção.
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade