Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Ricardo Bellino: "nas crises surgem as melhores oportunidades"

Empresário que lançou Gisele Bündchen e foi sócio de Donald Trump abre "Escola da Vida" em Florianópolis

Rafael Thomé
Florianópolis

Nas crises surgem as melhores oportunidades. É com este pensamento que o empresário Ricardo Bellino vem a Florianópolis para iniciar seu mais novo projeto, a Escola da Vida. O conceito é compartilhar seu conhecimento e capacitar jovens empreendedores. O momento da economia brasileira sugere que há possibilidades de implementação de novos negócios, mas foi a resiliência e o entusiasmo que levou Bellino a construir seu pequeno império.

Flávio Tin/ND
Ricardo Bellino, que viaja pelo menos seis meses durante o ano, escolheu Florianópolis como “porto-seguro”

 

A história do empresário, que se tornou sócio do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, começou aos 20 anos, quando estava frustrado com o curso de Economia da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Foi então que ele topou como uma reportagem em uma revista francesa e decidiu dar outro rumo para sua vida.

“Naquele momento, visualizei uma conversa com John Casablancas e, depois de algumas tentativas frustradas, consegui marcar uma reunião”, lembra. “Ele gostou do atrevimento e eu consegui provar essa capacidade de romper com o impossível. Achei um patrocinador e consegui colocar a Elite Models no Brasil”, completa o empresário que, entre outras modelos, lançou Gisele Bündchen.

Acostumado a viajar por, pelo menos, seis meses do ano, Ricardo Bellino deu início a sua mudança para a capital catarinense. “O sucesso depende de sua felicidade, não o contrário. Você não pode esperar ter sucesso para ser feliz. Por isso, quero ter um lugar para voltar, um porto seguro, e elegi Florianópolis como esse local de retorno”, conta.

Aqui, Bellino dará início ao seu mais novo negócio, a Escola da Vida. “O projeto é baseado no processo de aprendizado contínuo, na prática. A experiência do dia a dia dá a capacidade de resiliência ao empreendedor, o que é fundamental para seu sucesso”, explica. A Escola da Vida terá uma série de programas, como o Master Mind.  “A primeira coisa é fazer com que a pessoa acredite que ela pode. Se ela não tiver a convicção e a coragem, não tiver as condições emocionais de ir enfrente após frustrações, os projetos não vão sair do papel”, afirma.

Fracassos levam ao sucesso

Muitas pessoas imaginam que os empresários mais bem-sucedidos não falham. Isso está longe da verdade. Segundo Ricardo Bellino, o fracasso de hoje é diretamente responsável pelo sucesso de amanhã. “As pessoas têm muitos conflitos internos, que são as grandes dificuldades de expandir suas capacidades e potencialidades. A única forma de encontrar sucesso é ter coragem de cometer erros e aprender a conviver com fracassos, porque é só fracassando que se chega ao sucesso”, afirma.

Segundo Bellino, para um negócio próprio ser bem-sucedido, é preciso se desvencilhar das amarras da sociedade e pensar em estratégias fora do comum. “O sistema de coloca dentro de uma caixa. Você vai para escola, faculdade, arruma um emprego e depois se aposenta. Acontece que essa verdade não é absoluta. A promessa desse ciclo é a maior mentira do mundo, por isso as pessoas chegam a momentos de frustração e desespero, como está acontecendo hoje”, analisa.

Para o empresário, a crise econômica que assola o Brasil, com mais de 11 milhões de desempregados, desencadeia uma necessidade pelo desenvolvimento de negócios próprios. “Hoje temos a figura do empreendedor por necessidade. O cara perde emprego e tem que se reinventar criando um negócio próprio. Nós somos empreendedores por natureza”, avalia.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade