Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Revista its leva campanha "Minha primeira vez" às escolas de Florianópolis e região

Educação sexual foi discutida de forma descontraída durante ação na Escola Estadual Básica Henrique Stodieck

Alessandra Oliveira
Florianópolis
Rosane Lima/ND
Estudantes ouvem as explicações da sexóloga Ângela Barcelos


Como posso saber qual é o tamanho da camisinha que devo comprar? A fecundação é imediata? Injeção contraceptiva tem contra indicações? Estas foram algumas das perguntas dos estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Básica Henrique Stodieck, em Florianópolis, nesta quarta-feira, durante a campanha “Minha primeira vez”, da Revista its, do Grupo RIC. Os questionamentos foram respondidos pela sexóloga Ângela Barcelos, que também falou sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e gravidez na adolescência.

Os olhos dos mais de 200 estudantes refletiram certo espanto quando a sexóloga Ângela Barcelos disse que a cada dez pessoas, oito têm HPV (papilomavírus humano) e que existem mais de 100 tipos de HPV. “Cuidado com os beijinhos”, alertou a profissional, ao lembrar que a doença pode ser transmitida por via oral.

Entre as falas de Ângela uma dupla de atores encenava alguns dos apuros pelos quais podem passar adolescentes descuidados. Gravidez, sífilis e outras doenças foram abordadas de forma descontraída. A ação terminou com respostas às perguntas dos estudantes.

 “Carrego camisinha na carteira porque não sei quando será minha primeira vez. Até porque acho que isso não seja algo que se agende. Aprendi que devo me proteger e não ter pressa”, disse a estudante Natacha Marques, 15 anos, ao garantir que tem grande abertura em casa para falar sobre sexo. “Costumo participar de palestras sobre sexualidade com minha família. Além disso, pesquiso na internet quando surge alguma dúvida”, completou.   

Ao final da ação os estudantes receberam um folheto informativo da Prudence, patrocinadora do evento. No dia 30 de junho, a equipe da revista its estará na escola Maria Luiza de Melo, em São José. No dia 1 de julho será a vez do Colégio Cruz e Sousa, também em São José, e na Escola de Educação Básica Maria Tereza, em Palhoça.

 

 

 

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade