Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Retroescavadeira atinge cano de gás e bombeiros isolam trecho da Beira-Mar Norte

Técnicos da SCGás foram acionados para conter vazamento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira

Redação ND
Florianópolis
10/05/2018 às 15H35

Uma retroescavadeira atingiu um cano de gás natural e causou um vazamento na avenida Beira-mar Norte por volta das 9h desta quinta-feira (10), em Florianópolis. A máquina estava trabalhando na construção de um prédio de 12 andares na região. O trânsito sentido bairros foi isolado no local, mas começou a ser liberado às 11h. O cano estourado faz parte da rede da SCGás (Companhia de Gás de Santa Catarina), que foi acionada para conter o vazamento.

Os moradores dos condomínios próximos relataram que na hora do estouro houve um grande barulho e pedras de terra foram lançadas do buraco por alguns segundos. Nenhum dos prédios precisou ser evacuado por causa do acidente. Bombeiros isolaram a área e técnicos da SCGás bloquearam as válvulas da rede antes e depois do local onde o cano foi estourado. Apesar do susto, não houve risco de explosão.

Apesar do susto, não houve risco de explosão no local - Divulgação/ND
Apesar do susto, não houve risco de explosão no local - Divulgação/ND


O assessor de segurança da SCGás, William Anderson, explicou que a rede é bem sinalizada e há um número para o qual os responsáveis pela construção devem ligar para que técnicos da companhia façam o acompanhamento da obra. No entanto, segundo ele, a construtora deste prédio não entrou em contato.

Durante cerca de 30 minutos, os técnicos realizaram o esgotamento monitorado do trecho da rede que foi danificado com auxílio de um aparelho chamado explosímetro. “Por ser mais leve que o ar, diferente do gás de cozinha, o gás natural sobe e se dissipa. Isso foi um fator de segurança neste caso. Agora, os técnicos vão poder fazer os reparos necessários”, disse William.

A construtora responsável pela obra não soube informar quantos trabalhadores estavam no local no momento do acidente. Às 14h, a SCGás informou que as 39 unidades afetadas, entre residências e comércios, tiveram o abastecimento retomado. Os reparos na rede serão concluídos até o fim da noite.

Veja na íntegra a nota da SCGás:

A Companhia de Gás de Santa Catarina informa que teve sua rede de distribuição perfurada hoje, na avenida beira mar norte, durante a execução das obras de uma construtora. Apesar de o vazamento não ter oferecido risco à população, a área foi isolada para o trabalho dos técnicos, da polícia militar e dos bombeiros. A SCGÁS e uma empreiteira terceirizada acompanharam toda a ocorrência, monitorando o volume de gás em dispersão. 

Os 39 clientes potencialmente afetados, entre condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais, voltaram a ser ligados à rede às 14 horas, e terão seus abastecimentos normalizados ainda esta tarde. Os reparos na rede serão concluídos até o fim da noite.

A SCGÁS reforça que todos os locais em que a rede de gás natural está presente são sinalizados, e pede que sempre seja avisada antecipadamente e tenha seu acompanhamento solicitado no caso de obras próximas aos seus dutos de distribuição. 

Publicidade

3 Comentários

Publicidade
Publicidade