Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Retrato-falado hitech mostra novas ferramentas da polícia catarinense

O rosto homem que sequestrou a arquiteta Simone Mendonça foi desenvolvido através de um computador, incluindo detalhes minunciosos

Fábio Bispo
Florianópolis
Divulgação/ND

 Polícia se arma com tecnologia na busca de criminosos.

 

O mistério acerca da identidade do sequestrador da arquiteta Simone Rezende de Mendonça, 40, sequestrada último dia 25, começa a ganhar forma. Durante 28hs, a mulher ficou refém do homem que teve o retrato-falado divulgado nesta quinta-feira (31) pela Polícia Civil de Florianópolis.

À primeira vista, a imagem divulgada pode ser confundida com uma fotografia, mas não é. O retrato mostra a reinvenção do trabalho do papiloscopista (policial responsável em trabalhar com identificação humana), que durante anos usou apenas papel e lápis na reconstuição de pessoas a partir de informações fornecidas pelas testemunhas. Hoje, esse trabalho é desenvolvido com a mais alta tecnologia, trazendo para a realidade elementos que só eram possíveis nos filmes de ficção científica.

Os traços e formas, montados a partir de programas de computador, impressionam pelo realismo que transmitem, incluíndo detalhes minunciosos do suspeito, como tom da pelo, cor dos olhos e tipo de cabelos, por exemplo. O retrato falado hitech foi feito pela papiloscopista Simone Macedo Ramos, do IGP (Instituto geral de Perícias) em Lages, a pedido da Deic da Capital. Ela foi a primeira no Estado a dominar a técnica, em 2008, de lá pra cá ministrou cursos e difundiu a nova habilidade dentro da polícia catarinense.

O caso

Simone foi sequestrada na avenida Beira Mar Norte, enquanto aguardavao sinal verde do semáforo. O homem, armado, entrou no carro e teria forçado a mulher a dirigir seu veúculo, um Polo, até o Rio Grande do Sul, onde foi abandonada. Simone foi encontrada em Santa Maria do Herval (RS), por volta das 16h do dia 26 de março.

Durante o periodo que ficou sob a mira do susposto sequestrador, Simone parou para descansar e os dois chegaram a dormir. O homem teria furtado apenas um telefone celular.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade