Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Rematrículas da rede pública de Santa Catarina estão abertas; confira o cronograma

A secretaria estima que cerca de 20 mil alunos que estudam na rede privada passem para a rede pública por causa do período de crise do país

Letícia Mathias
Florianópolis

O período de rematrículas das escolas públicas da rede estadual abriu nesta terça-feira (3). A rede tem 508 mil alunos no ensino fundamental e médio e encerrará o processo de rematrícula para 2016 na sexta-feira (6). Aqueles que ainda não estudam na rede estadual e farão a matrícula pela primeira vez deverão procurar as secretarias das escolas a partir do dia 30 de novembro. Neste caso, o prazo encerra em 4 de dezembro. Depois deste período haverá uma última oportunidade para quem não se inscreveu, entre 1 e 05 de fevereiro do ano que vem.

Arquivo/ND

 

Em função da situação financeira que o país vive, o Estado e alguns municípios acreditam que aumentará a procura por novas matrículas na rede pública. A Fenep (Federação Nacional de Escolas Particulares) estima que entre 10% a 12% dos estudantes da rede particular migre para escolas públicas. O Sinepe/SC (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina) é mais otimista. De acordo com o presidente, Marcelo Batista de Sousa, as famílias que escolhem a escola particular para matricular seus filhos sentem a crise, como todos, mas não de forma homogênea.

Sousa afirma que o nível de inadimplência também não aumentou neste período em Santa Catarina. “Aquelas que necessitam de algum fôlego, sempre terão condições de escolher a escola particular que melhor caiba em seu orçamento. Diante dessa flexibilidade, não vemos razões de diminuição de matrículas”, afirma.

A Secretaria de Estado da Educação fará o monitoramento das matrículas durante os próximos dias, mas considera que uma média de 20 mil alunos da rede particular passe para a rede pública, tanto municipal quanto estadual. Segundo a diretora de educação básica e profissional da Secretaria de Estado da Educação, Marilene Pacheco, além do aumento de alunos, a secretaria também tem se preparado para cumprir as diretrizes do Plano Nacional de Educação, que torna obrigatória no país, a partir do próximo ano, a oferta da pré-escola e ensino médio, portanto, nenhum aluno entre 4 e 17 anos pode ficar fora da escola.

A diretora afirma que as turmas de maior demanda são o primeiro e sexto ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio, considerados os períodos em que os alunos geralmente trocam de escola.  Só na Grande Florianópolis são 3.000 estudantes do nono ano, nas escolas municipais e estaduais, então o Estado terá que oferecer pelos pelo menos essa quantidade de vagas no primeiro ano do ensino médio. “Depois da rematrícula é que vamos conseguir ver como de fato será a procura, vamos fazer um levantamento junto à gerência para ver a oferta de vagas que teremos”, disse Marilene.

 

Matrículas na rede pública

 

ESCOLAS ESTADUAIS:

Número de escolas e alunos em Santa Catarina

Ensino fundamental (anos iniciais): 122.565 alunos – 765 escolas

Ensino fundamental (anos finais): 183.649 alunos – 924 escolas

Ensino Médio: 201.959 alunos – 718 escolas

EJA: 31.276 alunos – 40 Centros de Educação de Jovens e Adultos

Educação Profissional: 6.080 alunos – 18 escolas

 

Rematrícula: Até 6/11

Matrícula para alunos novos: 30/11 a 12/12 e entre 01 e 05/2/16. O ano letivo inicia em 11/2/2016.

Informações: Diretamente nas unidades de ensino.

 

Rede pública de Florianópolis

Creches: Crianças que frequentam as unidades terão as matrículas renovadas automaticamente. Novas matrículas: 10 a 23/11 nas unidades de educação infantil. Data de divulgação das crianças selecionadas e da lista de espera: 16/12.

Pré-escola: 26/10 a 6/11 pelo site www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa. A documentação para validação da matrícula deve ser entregue até 9/11.

Escolas: Rematrículas de 9 a 20/11. Matrículas 30/11 a 16/12. Ambas pelo site www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa.

Informações: Diretamente nas unidades de ensino.

 

Rede pública de Biguaçu

Educação Infantil e Ensino Fundamental: Matrículas encerradas em outubro.

Educação de Jovens e Adultos: Rematrícula: encerradas em outubro. Matrícula: Até 20/11 na unidade de interesse.

Informações: Diretamente nas instituições de ensino da rede pública municipal, exceto para EJA onde o atendimento será na sede da Secretaria de Educação, rua Hermógenes Prazeres, 59, Centro de Biguaçu.

 

Rede pública de Palhoça

Rematrículas: encerradas.

Matrículas gerais: até 17 ou 18/11

Informações: Diretamente nas instituições de ensino da rede pública municipal.

 

Rede Pública de São José

Ensino fundamental: Matrículas encerradas em outubro.

Educação Infantil: Matrículas encerram em 3/11.

Informações: Diretamente nas instituições de ensino da rede pública municipal.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade