Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Rede solidária Somar Floripa celebra um ano de atuação com homenagem a voluntários

Colunista do ND Fabio Gadotti recebeu o reconhecimento pelo apoio à divulgação da causa do voluntariado

Andréa da Luz
Florianópolis
12/11/2018 às 22H06

A rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa, comemorou um ano de fundação nesta segunda-feira (12). A cerimônia foi realizada no auditório Antonieta de Barros, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis. Com o tema empreendedorismo social, o evento teve como convidado especial o principal empreendedor social do país eleito pela revista Forbes em 2017, Fabio Silva, que compartilhou experiências e falou sobre os desafios do setor.

Cerimônia foi realizada no auditório Antonieta de Barros, na Alesc - Marco Santiago/ND
Cerimônia foi realizada no auditório Antonieta de Barros, na Alesc - Marco Santiago/ND

A coordenadora da Rede Somar, Cíntia de Queiroz Loureiro, destacou que neste período foram cadastrados mais de 2.000 voluntários, 42 entidades sociais parceiras e as doações superaram 13 mil itens, ajudando cerca de 1.300 famílias. "Tudo isso só foi possível por conta da disposição de pessoas que querem fazer a diferença e com o auxílio das ferramentas tecnológicas. Esse casamento de sucesso socorreu aqueles que perderam tudo nos temporais de janeiro, aqueceu vidas com cobertores neste inverno, restaurou parquinhos em comunidades carentes e diariamente traz alegria às instituições com o trabalho voluntário de dança, música, inglês, saúde bucal, entre outras atividades", diz.

Para Cíntia, o trabalho coletivo de solidariedade é fundamental para a cidade. "Quando o prefeito Gean Loureiro assumiu a prefeitura, há dois anos, eu não queria que me chamassem de primeira-dama. Depois, percebi que a sociedade esperava que eu atuasse ao lado do prefeito como uma espécie de ouvidoria, mãe ou madrinha dos que precisam do Poder Público atuante e não poderia me omitir desta responsabilidade", reflete.

Cíntia conta que muita gente procurava o Poder Público oferecendo ajuda, pois viam as dificuldades enfrentadas no início da gestão com os caixas da prefeitura no vermelho. “Eram tantas coisas por fazer e as entidades sociais não podiam esperar pela organização das contas. Eles precisavam de ajuda imediata, sem burocracia e foi assim que nasceu o Somar Floripa. Muitas pessoas nos ajudaram a chegar no que somos hoje", diz.

Fabio Gadotti, colunista do ND, recebe homenagem

O colunista do ND Fabio Gadotti recebeu o reconhecimento pelo apoio à divulgação da causa do voluntariado. “Esse engajamento é importante, fazer essa ponte entre quem precisa de ajuda e quem pode e quer fazer a diferença na vida de alguém”, afirmou.

Fabio Gadotti, colunista do ND, recebe homenagem - Marco Santiago/ND
Fabio Gadotti, colunista do ND, recebe homenagem - Marco Santiago/ND

Outro homenageado, Fábio Silva, é idealizador do Transforma Brasil, principal programa de voluntariado e fortalecimento do setor social do país reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), e da primeira incubadora social do Brasil, o Porto Social. “O voluntariado pode resolver qualquer problemática social”, disse.

Durante a cerimônia, representantes de órgãos da administração municipal, do empresariado da Capital, entidades parceiras, voluntários e doadores receberam troféus e certificados. A homenagem é uma forma de reconhecer suas ações em prol de uma sociedade mais cidadã e igualitária. “É muito gratificante poder contar com voluntários, entidades e parceiros ao longo desse caminho. Nosso objetivo é que esse trabalho cresça e alcance, cada vez mais, o maior número de pessoas possível”, disse a coordenadora do Somar Floripa, Cintia de Queiroz Loureiro.

 HOMENAGEADOS

Voluntários

Aluysia Navarrete - Associação Braços Abertos

Neusa Maria Bernardinelli - Dibea

Aparecida Mussi

Alésio dos Passos Santos - Jardim Botânico

Rudinei Camilo de Freitas - cabeleireiro da ação no Cantinho dos Idosos

Juliana Mello

Voluntários da Global Citizen - entidade de voluntariado internacional

Órgãos da administração municipal

Secretaria de Educação

Defesa Civil

Floram

Empresas parceiras

Brasil Atacadista

Floripa Shopping

Fort Atacadista

IFSC

Entidades e OS (Organizações Sociais) Cadastradas

Instituição de Caridade e Apoio aos Desamparados

Casa da Criança do Morro da Penitenciária

Abrigo dos meninos e meninas da Prefeitura de Florianópolis

Associação de Assistência Social e Educacional Liberdade

Personalidades

Fabio Silva - fundador do Transforma Recife

Prefeito Gean Loureiro

Jornalistas

Fábio Gadotti - Notícias do Dia

Ed Soul - NSC TV

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade