Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Receita Federal alerta sobre e-mail falso solicitando documentos em nome da instituição

Na mensagem, que não é de origem da Receita, são solicitadas cópias coloridas do RG ou da CNH, comprovante de residência e cartão bancário

Redação ND
Florianópolis
09/04/2018 às 19H23

A Receita Federal lançou um alerta sobre e-mails falsos que estão circulando em nome da instituição, em que são solicitadas de cópias de documentos de identificação. A Receita Federal informa que não envia e-mails aos cidadãos para comunicar divergências nos seus dados cadastrais e também não utiliza esse meio para pedir seus documentos pessoais.

Na mensagem são solicitadas cópias coloridas do RG (Documento de Identidade) ou da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência e cartão bancário. De acordo com a Receita Federal, no e-mail também constava uma ameaça de suspensão do CPF do cidadão, caso o envio da documentação não fosse feito.

“A Receita Federal ressalta ainda que não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do internauta” avisou a instituição em um comunicado e lembrou que a exposição de dados pessoais pode facilitar o cometimento de diversos tipos de fraudes.

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física está disponível no site da Receita Federal - Agência Brasil/Divulgação
Agência Brasil/Divulgação



É possível verificar a situação cadastral no CPF acessando o site da Receita Federal. Nos casos em que o CPF estiver "suspenso", o cidadão poderá solicitar a regularização por meio da internet ou se dirigir a uma unidade de atendimento dos Correios ou do Banco do Brasil.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade