Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

FAB realiza buscas noturnas pela aeronave que sumiu no Litoral Norte de SC

Aeronave de pequeno porte teria caído no mar entre Itapema e Navegantes

Redação ND
Florianópolis
27/07/2018 às 19H22

O BOA (Batalhão de Operações Aéreas), do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foi acionado na tarde desta sexta-feira (27) pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Curitiba (Salvaero Curitiba) para buscas a uma aeronave de pequeno porte que possivelmente caiu no mar entre Itapema e Navegantes, no Litoral Norte. De acordo com informações do Salvaero, a decolagem ocorreu às 11h desta sexta-feira, no condomínio aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou no fim da tarde desta sexta-feira que as buscas noturnas ao avião PU-OGL, modelo Conquest 180, estão confirmadas. Uma aeronave SC-105 Amazonas está engajada na operação, que é coordenada pelo Salvaero Curitiba.

Flavius Neves, do condomínio aeronáutico, explicou que o ultraleve veio do Rio Grande do Sul, parou em Porto Belo para fazer manutenção na hélice e, nesta sexta-feira, decolou para Itanhaém, no litoral de São Paulo. "Depois de oito ou 10 minutos de voo, ele saiu do radar de Navegantes. O tempo estava fechado", contou. O piloto ainda teria comunicado que estava sem visão de terra e mar.

Conforme o comandante do BOA, tenente-coronel Diogo Bahia Losso, foram deslocados para as buscas o Arcanjo-01 (helicóptero) e Arcanjo-02 (avião). "Era uma aeronave experimental, com capacidade para dois ocupantes, mas apenas o piloto estava a bordo. A última comunicação dele foi com o aeroporto de Navegantes, informando que a aeronave estava a cerca de 9 km sudeste do terminal, sobre o mar", disse Losso. O modelo da aeronave, que possuía transponder (equipamento que auxilia na comunicação do tráfego aéreo), tem peso estimado de 750 kg.

Devido à formação de um nevoeiro marítimo, as buscas foram suspensas às 17h15 desta sexta. Se as condições melhorarem até a manhã deste sábado (28), os trabalhos para localizar a aeronave e o piloto serão retomados. Também por volta das 17h15, o Corpo de Bombeiros de Camboriú foi acionado para atender uma ocorrência na localidade de Macacos, no município, para verificar uma possível queda de aeronave.

Arcanjo-01 (helicóptero) e Arcanjo-02 (avião) realizam buscas - BOA/Divulgação
Arcanjo-01 (helicóptero) e Arcanjo-02 (avião) realizam buscas - BOA/Divulgação



Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade