Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Programa ReÓleo recicla mais de 2 milhões de litros de óleo em 15 anos

O programa é realizado pela Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis)

Saraga Schiestl
Florianópolis

Com a marca de 2 milhões de litros de óleo vegetal coletados e reciclados, o programa ReÓleo da Acif (Associação Comercial Industrial de Florianópolis) comemora 15 anos de existência. Todos os meses são recolhidos mais de 28 mil litros de óleo usado na Grande Florianópolis, entregues tanto pela comunidade quanto por bares, restaurantes e hotéis.

“Quando comecei o ReÓleo eu planejava salvar ao menos duas Lagoas da Conceição. Hoje com os 2 milhões de litros de óleo recolhido, sabemos que já foram centenas de Lagoas salvas”, comemorou o diretor do ReÓleo, Falcão de Moura. Estudos garantem que apenas um litro de óleo pode poluir 20 mil litros de água. “Daí temos a dimensão da importância do projeto”, completou.

Participar do programa é fácil e sem custos. Os pontos de entrega voluntária estão espalhados pela Grande Florianópolis. São 84 empresas, associações e instituições cadastradas além de 48 escolas públicas e particulares. Os endereços estão disponíveis no site www.acif.org.br/reoleo. O diretor do programa explica que basta esperar o óleo esfriar e reservá-lo em uma garrafa pet antes de enviá-lo a um destes locais. No caso de restaurantes, hotéis e bares, é necessário cadastrar a coleta por meio do telefone 3346-1255.

Para continuar o trabalho, o diretor do ReÓleo estabeleceu como meta investir mais em educação ambiental. “Este ano queremos conscientizar 6.000 jovens por meio da nossa palestra. Além do crescimento em volume de coleta, ganhamos uma geração mais consciente”, destacou Falcão.

O programa tem parceria com empresas e escolas da região metropolitana de Florianópolis e conta com o apoio da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital) e da Floram (Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis).

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade