Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Professores e alunos de SC já podem se inscrever na segunda edição do Desafio Sustentável

Gincana promovida pela Revista its tem como tema o destino correto do lixo

Redação ND
Florianópolis
06/08/2018 às 22H31

Cada morador de Santa Catarina produz mais de 600 gramas de lixo por dia, mas apenas parte desta quantidade é coletada. Ao todo, 243 toneladas aparentemente não têm destino. O resultado é o descarte incorreto dos resíduos, que acabam provocando graves problemas ambientais. O destino correto do lixo é tema da segunda edição do Desafio Sustentável, gincana da Revista its que vai auxiliar as escolas no ensino da educação ambiental.

Escola Professora Eladir Skibinski, de Joinville, foi consagrada como grande campeã - Divulgação
Escola Eladir Skibinski venceu o Desafio Sustentável em 2017, que teve como tema “água” - Divulgação


Professores e alunos de todo Estado poderão participar transformando as escolas em referências no tema sustentabilidade. A gincana ocorre de forma dinâmica. Professores e alunos do ensino médio precisam cadastrar grupos de até 30 integrantes pelo site desafiosustentavel.com. As inscrições seguem abertas até 31 de agosto. Podem participar escolas públicas, particulares e indígenas.

Após o cadastro, as equipes recebem capacitação para concluir as missões. A etapa de trabalhos ocorre entre 3 de setembro e 28 de outubro. Na primeira missão os alunos farão um diagnóstico das condições dos recursos hídricos. Na segunda missão os estudantes começam a colocar em prática os temas. Já na última etapa ocorre a mobilização dos alunos.

Cada missão terá suas atividades abertas somente nas datas estipuladas no cronograma. Assim, todos os grupos terão acesso ao conteúdo no mesmo dia, tendo o mesmo período para executar e enviar os trabalhos solicitados. O objetivo é que os alunos tomem consciência do consumo e da responsabilidade dos resíduos.

Projeto consagrado

Na edição do ano passado o tema do Desafio Sustentável foi “água”, com participação ativa de 1.209 estudantes. A Escola Professora Eladir Skibinski, de Joinville, foi a campeã. “Foi uma vitória muito grande dos alunos com este projeto. Eles levaram grandes lições e muito aprendizado”, disse o professor André Linhares Medeiros.

Para Andreia Vieira Cardoso, coordenadora-geral do Colégio Energia Barreiros, o projeto levou os alunos a conhecer a realidade do abastecimento de água do município e da necessidade da preservação dos mares e rios. “Os alunos se engajaram, pesquisando, discutindo e realizando ações na comunidade, com conscientização pública de preservação ambiental. É o legado que essa geração deve perpetuar”, afirmou.

A iniciativa é consagrada com o prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing), na categoria Preservação Ambiental. A plataforma jovem its é o braço do Grupo RIC dedicado ao púbico de 12 a 18 anos, responsável por publicar a “Revista its”,  com tiragem mensal de 70 mil exemplares e alcance em 98% do público escolar do ensino fundamental e médio de Santa Catarina, constituindo-se na maior experiência do gênero no Estado e numa das mais expressivas do país. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade