Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Primeiro bebê do sexo masculino a nascer na Carmela Dutra visita a maternidade, na Capital

A unidade, que já soma 70 mil nascimentos, completou 63 anos esta semana

Redação ND
Florianópolis
06/07/2018 às 20H48

O primeiro bebê do sexo masculino a nascer na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, visitou esta a unidade, que comemora 63 anos de atividade. João Maurício Cândido Gonçalves, nascido no dia 28 de fevereiro de 1956, foi o primeiro garoto a ser registrado no local, que havia recebido uma menina, no mês de janeiro do mesmo ano.

João Maurício Cândido Gonçalves foi o primeiro garoto a nascer na Maternidade Carmela Dutra - SES/Divulgação/ND
João Maurício Cândido Gonçalves foi o primeiro garoto a nascer na Maternidade Carmela Dutra - SES/Divulgação/ND


Inaugurada em 1955, a Maternidade Carmela Dutra é considerada referência no atendimento à mulher e ao recém-nascido. Os primeiros partos foram realizado apenas em 1956 e, desde então, 70 mil pessoas nasceram lá.

Hoje economista e ex-funcionário do Governo do Estado, João Maurício se emociona ao falar da mãe, Jandira Teixeira Cândido, e do carinho que sente pela Carmela Dutra. “Descobri que fui o primeiro bebê da Carmela Dutra quando minha mãe viu uma propaganda alusiva aos 50 anos da maternidade. Foi ela quem me contou. Passei então a querer saber mais e a conhecer de perto a história da Carmela Dutra”, revela. “Espero que a Carmela Dutra prossiga nesse caminho para que os manezinhos que nasçam aqui sintam o mesmo orgulho que eu. Foi uma honra ter nascido na Carmela Dutra”.

Maternidade referência

Atualmente, a Carmela Dutra dispõe de 104 leitos destinados ao atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal com importantes serviços. Em 2017 nasceram 3.850 bebês e houve 8.166 internações. No mesmo período foram realizados 40.252 atendimentos externos, sendo 23.299 consultas ambulatoriais, 12.589 atendimentos de emergência e 4.364 exames de imagem (mamografia, ultrassom e raios-X).

A maternidade tem ainda o Título de Hospital Amigo da Criança e a certificação de Hospital de Ensino. Em 28 de Maio de 2013, a maternidade recebeu da Câmara de Deputados o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher. Em 2014, o banco de leite da unidade recebeu o certificado de excelência na categoria Ouro da Fiocruz, ao qual concorre novamente este ano.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade