Publicidade
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Primeira fase da revitalização da Jerônimo Coelho é entregue

Rua do Centro de Florianópolis será temática, resgatando a memória da Ilha

Letícia Mathias
Florianópolis

Quem passa pela rua Jerônimo Coelho, no Centro da Capital, e não sabe quem foi o homem que deu nome à rua, agora poderá conhecer um pouco mais da história dele e da cidade. Lojistas, coordenadores do Núcleo do Centro Histórico da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e o Secretário de Obras do município celebraram a entrega da primeira fase de revitalização da via e inauguraram a primeira rua temática da cidade, com instalação de um painel em homenagem ao jornalista e político, patrono da imprensa, Jerônimo Coelho.

 

Marco Santiago/ND
jerônimo coelho centro capital revitalização
Previsão de entrega da revitalizção completa é para o fim de 2013

 

As obras começaram em maio e custaram R$ 440 mil, recurso da Secretaria de Obras da Capital. A parte de infraestrutura, drenagem e pavimentação está praticamente pronta. Faltam apenas os acabamentos na região próxima ao Mercado Público, que segundo o secretário Luiz Américo não foram concluídos ontem por causa da chuva.

A segunda fase da revitalização será a padronização das fachadas e toldos, e instalação de mobiliário e lixeiras, semelhante ao que foi feito na rua Vidal Ramos. Desta vez, o investimento será da iniciativa privada, em parceria com os comerciantes. O Ipuf (Instituo de Planejamento Urbano de Florianópolis) já trabalha em um projeto para as fachadas das lojas que resgate a memória do local e que tenha relação com o tema da rua.

A expectativa é que a revitalização esteja completa até o fim de 2013. Sidnei Escobar, coordenador do Núcleo do Centro Histórico da CDL, elogiou o trabalho feito no local e disse que agora seguem com o objetivo de finalizar o projeto junto com o Ipuf, que está em construção há cerca de três meses. “Resgatamos a memória da rua para que não seja só um local de passagem, mas que ao caminhar por ela as pessoas conheçam sua história”, afirmou.

Placa para Jerônimo Coelho

A placa instalada na esquina da rua Felipe Schmidt que conta um pouco da história de Jerônimo Coelho chamou a atenção de Zenaide Apolinário, 44 anos. “A gente desconhece a própria cidade. Deveria ter pelo menos uma placa em cada rua falando sobre sua história. Se todas estivessem assim, arrumadas e com informações, seria excelente”, opinou.

O gerente de vendas Cristian Lopes Queiroz, 24, passa pela rua todos os dias para ir ao trabalho e também gostou do resultado. “Ficou melhor, principalmente para os pedestres. Antes era difícil de caminhar aqui, tinha vários buracos e desníveis”, observou.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade