Publicidade
Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Prefeitura lança aplicativo de ônibus e inaugura central de monitoramento de câmeras

O app “Floripa no Ponto” será disponibilizado inicialmente para os usuários das linhas do transporte executivo a partir desta segunda-feira (21)

Redação ND
Florianópolis
17/08/2017 às 18H11

A partir de segunda-feira (21), usuários de ônibus poderão acompanhar por meio de um novo aplicativo a rota, o tempo e a previsão de deslocamento das linhas do transporte coletivo que passam pelas mais de 1875 paradas em Florianópolis. O lançamento do “Floripa no Ponto, coincide com a inauguração do Centro de Controle Operacional, a primeira central integrada com imagens dos terminais de integração, do transporte coletivo em tempo real e da segurança da cidade.

Inicialmente, o aplicativo irá ficar disponível para os usuários das linhas do transporte executivo, mais conhecido por "amarelinho". A previsão para o funcionamento em outras linhas convencionais é de até 30 dias. O app é gratuito, com versão para Android e iOS.

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, acrescenta que há áreas de sombreamento (sem sinal) e de carregamento (muitos acessos) na cidade que ainda precisam ser analisadas. “São poucas áreas com problemas, por isso, primeiro vamos testar com as linhas executivas e aperfeiçoar para, em 30 dias, incluir no serviço convencional. Nosso objetivo principal é atrair a pessoa para o sistema de transporte coletivo”, completa. O objetivo é que até o fim do ano a ferramenta esteja disponível nos idiomas inglês e espanhol.

Monitoramento e segurança

Apesar do atraso, a Prefeitura também inaugura na próxima semana, o Centro de Controle Operacional (CCO). A construção deste espaço é uma contrapartida do processo licitatório, vencido pelo Consórcio Fênix. O contrato de concessão do serviço, assinado em 30 de abril de 2014, previa apresentação do projeto do CCO em 60 dias e mais 360 até a entrada em operação.

No local, situado em Capoeiras, as secretarias de Segurança Pública e de Transportes e Mobilidade Urbana vão atuar em conjunto no monitoramento das câmeras, que já estão presentes em 45% da frota. Além disso, por meio de convênio firmado com o governo do Estado, mais de 300 câmeras da cidade serão espelhadas na central, para facilitar a verificação de infrações na cidade e auxiliar no planejamento de ações preventivas. Todas essas imagens ficarão armazenadas por 60 dias e serão monitoradas por jovens aprendizes.

Centro de Controle Operacional (CCO), primeira central integrada com imagens dos terminais de integração - Cristiano Andujar/ PMF
Centro de Controle Operacional (CCO), primeira central integrada com imagens dos terminais de integração - Cristiano Andujar/ PMF

Aplicativo

Como funciona

Usuário baixa o aplicativo Floripa no Ponto;

Com a localização ativada, o usuário vai saber as linhas que estão disponíveis na sua parada;

O usuário vai clicar sobre uma linha e o aplicativo vai informar o tempo de espera até o próximo coletivo;

Inicialmente, o aplicativo será disponibilizado para os usuários das linhas do transporte executivo.



Publicidade

4 Comentários

Publicidade
Publicidade