Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Por telefone, bombeiro ajuda pais a socorrerem bebê engasgado com suco, em Blumenau

Segundo o Ministério da Saúde, a sufocação é a primeira causa de morte acidental de bebês de até um ano de idade

Redação ND
Florianópolis
19/07/2018 às 22H03

A mãe e o pai de um bebê de seis meses passaram por uma situação preocupante em Blumenau, no último domingo (15). Logo após se engasgar com suco de laranja, a criança parecia ter parado de respirar. Ela foi salva graças ao atendimento por telefone do Corpo de Bombeiros.

Criança foi socorrida pelos pais, com a ajuda do atendimento por telefone do Corpo de Bombeiros - Reprodução/RICTV
Criança foi socorrida pelos pais, com a ajuda do atendimento por telefone do Corpo de Bombeiros - Reprodução/RICTV


O caso aconteceu em uma casa do bairro Tribess. Na ligação, feita pelo pai do bebê, é possível ouvir a mãe, Gabriela da Silva Uhlmann, chorando e tentando socorrer o filho. "Quem estava mais em pânico era eu", relembra.

Enquanto isso, o bombeiro militar Marcos Prochnow orientava o pai a deitar a criança com a barriga em seu braço. "Bota a barriguinha dele no teu braço, segura o rostinho dele com a mão. Levanta a cabecinha pra cima, os bracinhos e as perninhas têm que ficar perdurados pelo teu braço", informou. "Tu vais deixar ele quase de cabeça para baixo e vais dar uns tapinhas nas costas dele, cinco tapinhas", explicou Prochnow. Logo em seguida, para a tranquilidade de todos, é possível ouvir a criança chorando novamente.

"A situação era um pouco estressante e a gente precisava manter a calma para poder transmitir todas as informações com segurança, para que a pessoa que está do outro lado da linha, desesperada, possa confiar na gente e seguir as orientações”, afirma o bombeiro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a sufocação  ou obstrução de vias aéreas - é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade. Em Blumenau, apenas em 2018, oito crianças passaram por essa situação – todas foram salvas graças ao atendimento por telefone do Corpo de Bombeiros.

Com informações da RICTV Record SC.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade