Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Placar exibe faltas em consultas agendadas em Policlínica de São José

Intenção é conscientizar a população e reduzir as ausências, que acabam contribuindo com as filas e prejudicando outros pacientes

Brunela Maria
São José
21/08/2017 às 21H07

Quem busca atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) quase sempre encontra filas de espera, que podem durar dias e até meses, dependendo da especialidade médica. Mas, enquanto as prefeituras lutam para otimizar os recursos financeiros e humanos disponíveis, na tentativa de melhorar o serviço oferecido, outro problema vem preocupando as secretarias de saúde: o volume de pessoas que deixam de comparecer às consultas. Em São José, até um placar foi montado na Policlínica do Bairro Barreiros para conscientizar os moradores quanto às faltas e atrasos. Cada vez que uma pessoa deixa de comparecer, outra poderia ter sido atendida.

Mais de 270 atendimentos foram desperdiçados -  Jeferson Regis/Divulgação/nd
Mais de 270 atendimentos foram desperdiçados - Jeferson Regis/Divulgação/nd


Somente no mês passado, 278 pessoas deixaram de comparecer às consultas, sendo 105 na oftalmologia, 59 na ortopedia, 54 na endocrinologia, 20 na mastologia, 28 na Cardiologia e 12 na neurologia. “Quando uma pessoa falta e não nos comunica, o médico ficará sem prestar atendimento, porque não temos como chamar outro paciente”, diz a diretora da unidade, Jane Damásio.

A situação é ainda mais preocupante por se tratar de consultas com médicos especialistas, onde existe uma grande demanda por atendimento. O local atende, em média, 5,4 mil pessoas por mês, isso já descontando as faltas. “Teríamos tranquilamente capacidade para atender 6 mil pessoas todos os meses, mas isso acaba não ocorrendo por causa das faltas”, complementa.

O problema, em São José, não é exclusividade de Barreiros. Segundo a Secretaria de Saúde, há uma média de 35% de faltas às consultas com especialistas. Com relação a exames de imagem, o percentual de faltas chega a 25% do total de procedimentos agendados..

Publicidade

4 Comentários

Publicidade
Publicidade