Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Ônibus elétrico da UFSC completa 40 mil quilômetros rodados, em Florianópolis

Esse número equivale a uma volta completa pela Terra; ônibus faz o transporte diário da UFSC até o Sapiens Parque

Redação ND
Florianópolis
03/11/2017 às 16H12

Na segunda-feira (6), o ônibus elétrico alimentado por energia solar da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) completará 40 mil quilômetros rodados, o que equivale a uma volta completa pela Terra. O veículo está circulando há oito meses e faz o transporte entre o campus central da UFSC e o Sapiens Parque, no Norte da Ilha. 

Ônibus elétrico alimentado por energia solar da UFSC já rodou 10 mil km na fase de testes

Ônibus elétrico está em fase de testes em Florianópolis - Divulgação/ND
Ônibus está em funcionamento há oito meses - Divulgação/ND


ônibus é parte de um projeto denominado deslocamento produtivo com veículos elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica. Trata-se de um ambiente de trabalho, com poltronas confortáveis (somente transporta passageiros sentados), duas mesas de reunião, tomadas 220V e USB, wi-fi e ar-condicionado.

O veículo elétrico realiza cinco viagens por dia (52 quilômetros por viagem do Sapiens Parque à UFSC e retorno, cerca de 5.000 km/mês), prestando serviços gratuitos para a comunidade da UFSC, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC , no Sapiens Parque, no Norte da ilha de Florianópolis.

O projeto contou com financiamento de R$ 1 milhão pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e conta com a parceria das empresas WEG, Marcopolo, Mercedes e Eletra.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade