Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Obras do primeiro trecho do novo acesso ao aeroporto e Sul da Ilha estão 96% concluídas

Segundo o Estado, a abertura do acesso ocorrerá "em breve" e facilitará o transporte de materiais para a construção do novo terminal do aeroporto

Redação ND
Florianópolis
27/03/2018 às 21H43

As obras do primeiro trecho que garantirá um novo acesso ao Sul da Ilha e ao Aeroporto Hercílio Luz estão quase concluídas. Segundo o Governo do Estado, 96% da obra já foi executada e a liberação do primeiro trecho, que vai do Rio Fazendinha à entrada do novo terminal de passageiros do aeroporto, deve ocorrer “em breve”.

Além de melhorar a mobilidade na região, a abertura do acesso irá facilitar o transporte de materiais para a construção do novo terminal do aeroporto. Para a conclusão deste trecho ainda é preciso realizar a pintura das pistas, sinalização e acabamentos.

Obras do primeiro trecho do acesso ao Sul da Ilha estão 96% completas - Júlio Cancelier/Secretaria de Infraestrutura/Divulgação/ND
Obras do primeiro trecho do acesso ao Sul da Ilha estão 96% completas - Júlio Cancelier/Secretaria de Infraestrutura/Divulgação/ND


O secretário de Estado da Infraestrutura, Paulo França, e o engenheiro do Deifra responsável pela obra, Cléo Quaresma, visitaram as obras nesta segunda-feira (26). Segundo o Estado, as duas pistas, acostamento, ciclovia, interseções e os passeios estão praticamente concluídos no chamado lote 02-A, que compreende o acesso ao novo aeroporto.

O eixo principal deste lote é de 3,78 km. No momento, estão em execução os serviços de drenagem e obras complementares. A capa asfáltica está concluída em todo o trecho implantado.

Desapropriação

Com relação ao chamado lote 01-A, que começa na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao Bairro Carianos (Estádio da Ressacada), ainda é preciso realizar a desapropriação de alguns terrenos.

No lote 01-A, já foi feito 90,10% da terraplenagem e 88,40% da pavimentação. Entre a nova ponte do Rio Tavares até a intercessão de acesso ao Bairro Carianos, já foram concluídos os serviços referente à primeira camada de capa asfáltica. No momento, estão em execução os serviços de drenagem e as obras complementares.

As obras complementares neste trecho também estão dentro do cronograma previsto, com a restauração e prolongamento da ponte existente sobre o Rio Tavares. Foram cravadas 34 estacas metálicas das 38 previstas e colocados os blocos e apoios centrais. Neste mês de março, 51% desta obra está concluída.

Também neste trecho está sendo construído o Viaduto de Carianos, obra iniciada em janeiro de 2015, com custo de R$ 4.928.124,17. Estão em execução os serviços de cravação de estacas, vigas longarinas, pré-lages e blocos de fundação. De acordo com as últimas medições, a obra está com mais de 67% do cronograma executado.

Desafio final

O desafio final para a entrega completa da obra, segundo o Estado, é o chamado Lote 01-B, que liga os dois trechos atualmente em execução, do Viaduto Carianos até o Rio Fazendinha. A obra está sendo licitada depois de receber a licença do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), com condicionantes apresentadas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

As obras de implantação, pavimentação e duplicação do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina e ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz tiveram início em 13 de agosto de 2015. “Estima-se que até 60% do tráfego do Sul da Ilha irá utilizar este novo acesso, desafogando vias atualmente congestionadas, o que irá resultar em melhoria para a mobilidade urbana e condições para ampliação do turismo”, informou o secretário Paulo França.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade