Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

O grande sonho de realizar uma graduação na universidade

Histórias inspiradoras de alunos da Unicesumar que venceram obstáculos e conseguiram realizar o desejo do curso tão esperado

Redação ND

Conquistar o diploma da graduação ainda é o sonho de muita gente. É inegável que houve nos últimos anos uma democratização do acesso à educação no Brasil, principalmente no ensino superior. Mas nem todos conseguem se dedicar exclusivamente aos estudos e logo que desejam. Há muitas variáveis em torno disso: alguns já trabalham mas não na área que gostariam, outros colocam o estudo dos filhos em primeiro lugar e há aqueles que se inserem no mercado do trabalho em função da graduação. Aqui, você irá conhecer histórias de alunos da Unicesumar de diferentes realidades, mas com um sonho em comum: ir para a universidade.

Nunca é tarde para começar 

Rita de Cássia em sua formatura com o filho Jhonatan - Unicesumar
Rita de Cássia em sua formatura com o filho Jhonatan - Unicesumar



Muitas pessoas iniciam uma carreira e conquistam estabilidade financeira e profissional, mas ainda desejam cursar aquela graduação tão desejada. Assim como a Rita de Cássia Zavodne, que aos 44 anos de idade começou o curso de Bacharel em Ciências Contábeis no polo da Unicesumar da Grande Florianópolis. “Disseram-me que jamais iniciariam uma graduação nesta idade, já com uma carreira estabelecida. Mas é diferente. Esta é uma realização pessoal. Mesmo que eu nunca exercesse a profissão, era o meu sonho”, conta.

Formada em abril deste ano, Rita conheceu a contabilidade ainda jovem. Na época, a educação pública estava restrita a poucas vagas, enquanto o ensino privado ainda era muito caro. Assim, ela começou a trabalhar e o desejo de estudar ficou em segundo plano. Mas nunca foi esquecido.

Rita foi mãe e se dedicou a proporcionar estudo para o filho. Em 2014, iniciou a graduação em outra universidade. “O método e a falta de suporte no momento das dúvidas não me agradou. Uma colega de trabalho me indicou a Unicesumar. Então me matriculei na instituição e foi a melhor escolha que eu fiz na vida!”, lembra.

Assim como tantas outras pessoas, Rita estudou e trabalhou ao mesmo tempo. “Não é fácil estudar e trabalhar, mas me encontrei desde a primeira aula. Método de ensino, suporte ao aluno, professores; tudo para mim era perfeito”, complementa. Ela finalizou o curso alcançando um ótimo desempenho.

A logística que rendeu estágio no Porto de Imbituba  

Vanio está cursando Tecnólogo em Logística - Unicesumar
Vanio está cursando Tecnólogo em Logística - Unicesumar



 A modalidade EAD (educação à distância) é uma ótima opção em função da versatilidade. Foi o modelo escolhido pelo Vanio Vieira Junior na hora de fazer a sua graduação. A condição de cadeirante não foi um empecilho para ele, que é aluno do polo da Unicesumar em Imbituba e está cursando Tecnólogo em Logística. “O curso à distância permite uma maior flexibilidade nos estudos. Consigo rever os conteúdos e realizar as atividades no horário que eu desejar, o que facilita muito”, explica.

Com 25 anos de idade, Vanio já está trabalhando em um dos portos mais importantes do Sul do Brasil, o Porto de Imbituba. “Decidi cursar a graduação pois queria agregar mais conhecimento à minha formação. Sempre gostei da área portuária e escolhi o curso no polo de Imbituba pela proximidade com o Porto, onde conquistei um estágio”, explica. O curso na Unicesumar e a troca com colegas e professores abriram as portas para a sua trajetória profissional.

“Hoje sou estagiário da SCPar Porto de Imbituba em função do curso de Logística da Unicesumar. Antes disso eu trabalhava com meus pais em uma loja da família na cidade e não sabia como era trabalhar fora. Por isso, sou grato à Unicesumar por me auxiliar nessa oportunidade”, comenta. Vanio atua no setor de transportes e pretende continuar trabalhando na área assim que se formar, no ano que vem.

O sonho de ser professora virou realidade  

Deziane já atua como pedagoga auxiliar - Unicesumar
Deziane já atua como pedagoga auxiliar - Unicesumar



A graduação também é uma forma de abrir portas para o mercado de trabalho. Esta é a realidade de Deziane Machado Jorge, que está se formando no curso de Licenciatura em Pedagogia no polo da Unicesumar da Grande Florianópolis. “Se você tem um sonho, acredite e batalhe por ele”, aconselha. A conquista do diploma é resultado da garra desta aluna, que não mediu esforços para chegar até aqui.

O sonho da Deziane sempre foi cursar Pedagogia. Ela finalizou o ensino médio na Cooepe (Cooperativa de Educação de Professores e Especialistas) e, em 2015, iniciou a Licenciatura em Pedagogia na Unicesumar. “Hoje sou outra pessoa. O curso exigiu muita dedicação, disciplina e estudos nos finais de semana. Mas valeu passar por tudo isso!”, avalia.

Ela já atua como pedagoga auxiliar de educação especial no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Campeche e pretende seguir com os estudos na área. Deziane sabe que sua jornada está apenas começando, tanto que irá cursar sua pós-graduação na Unicesumar no próximo ano. “Sinto-me imensamente feliz por ter feito parte desta instituição que me oportunizou uma formação de alta qualidade. Meu maior desafio não é somente alfabetizar, mas sim transferir o conhecimento para que possamos gerar questionamentos em vista de uma sociedade reflexiva, baseada na dignidade e na humanização das pessoas, por um mundo melhor”, finaliza.

A gestão ambiental aplicada na Escola de Surf Bananinha 

O projeto social em que Denize atua foi parar no Caldeirão do Huck - Unicesumar
O projeto social em que Denize atua foi parar no Caldeirão do Huck - Unicesumar



A faculdade também sempre foi um sonho para a Denize Castro. Aluna do polo da Unicesumar em Imbituba, está bem perto de concluir o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental. Denize também cursa Administração e está no terceiro semestre. “Conheci a Unicesumar e me encantei pela metodologia e o atendimento diferenciado. A instituição não me vendeu apenas cursos de graduação, mas transformou o meu sonho em realidade e me oportunizou inúmeras possibilidades”, conta.

Com 31 anos de idade, ela trabalha na Unicesumar e em paralelo atua na área educacional com a conscientização ambiental no projeto social “Escola de Surf Bananinha”, voltada para crianças carentes da comunidade.

O conhecimento que ela adquiriu no curso de Gestão Ambiental está sendo aplicado no projeto, em que o lema é “Educar para a Vida”. “Fazemos a limpeza da praia, plantamos mudas nativas, realizamos trilhas ecológicas e, sobretudo, orientamos as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente”, diz.

Ela faz parte do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Imbituba, conquista da qual sente muito orgulho. A iniciativa ganhou reconhecimento e tanta visibilidade, que foi parar no programa Caldeirão do Huck. “Ele se encantou pelo que nós fazemos pelas crianças, apenas cobrando um bom desempenho escolar. Nós tocamos o projeto exclusivamente por amor”, finaliza.

 

Por Primeira Via Comunicação/Assessoria Unicesumar

 

Polo Unicesumar Florianópolis

Av. Rio Branco, 779 (48 3024-4010)

 

Polo Unicesumar São José

Rua Wanderley Júnior, 202 (48 3065-1111)

 

Polo Unicesumar Palhoça

Rua João Born, 2132 (48 3093-2221)

 

Polo Unicesumar Imbituba

Av. Santa Catarina, 519 (48 3255-7761)

 

Polo Unicesumar Criciúma

Rua Cel. Marcos Rovaris, 125 (48 3438-5004)

Publicidade
Publicidade
Publicidade